Operação Resgate: Polícia Civil constata torturas em clínica de reabilitação em Goiânia

A Polícia Civil, com participação da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou ontem (31) a Operação Resgate na Clínica Renascer/Nova Vida em Goiânia. O objetivo da ação era apurar denúncias de torturas físicas e psicológicas em internos da casa de recuperação.

Segundo informações da Polícia Civil, foi constatado torturas físicas e psicológicas, como choques elétricos, castigos em quartos escuros, agressões com cassetete de madeira e uso irregular de medicamentos. A equipe da vigilância sanitária também concluiu que o local não tinha condições para receber os pacientes devido às más condições de insalubridade.

Na clínica foram identificados 55 internos de ambos o sexos, sendo que 90% estava no local de forma ilegal, internados de forma compulsoriamente. O local foi interditado e duas pessoas foram presas pelos crimes de cárcere privado e organização criminosa. Outro homem, que estava internado na clínica, também foi preso já que era foragido da Justiça e havia um mandado de prisão definitivo contra ele pelo crime de estupro de vulnerável.

O proprietário da clínica fugiu do local ao perceber a movimentação policial. As investigações da Polícia Civil com o objetivo de localizar e prender o dono do local.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos