Press "Enter" to skip to content

Operação Rice Up: Polícia recupera carga de arroz avaliada em R$ 100 mil

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por intermédio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas – DECAR, em conjunto a Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Economia de Goiás, recuperou uma carga de 25 toneladas de arroz ensacado, avaliada em cerca de R$ 100 mil, durante a Operação Rice Up.

Segundo a polícia, o caminhão com a carga saiu da empacotador localizado em Pelotas/RS com destino a uma empresa na cidade de Brasília/DF.

Entretanto, durante o trajeto, o motorista, integrante de uma organização criminosa especializada em furtos e estelionato de cargas, subtraiu 20 toneladas da mercadoria, seguindo apenas com cinco toneladas restantes até o local da entrega, para não levantar suspeitas. Ele chegou a registrar o Boletim de Ocorrência afirmando ter sido roubado.

Em virtude do cruzamento rápido de informações entre as instituições de Segurança Pública que atuam em Goiás, representadas pela DECAR/GO e pela PRF, e auditores fiscais da Secretaria da Economia de Goiás; foi identificado outro caminhão utilizado pela organização para transbordo da carga.

No momento da abordagem, o motorista apresentou nota fiscal que continha indícios de falsificação, tendo então sido constatado que se tratava de um documento fiscal inidôneo. A partir disso, providências legais foram tomadas, tendo as cargas e os veículos apreendidos.

Os envolvidos foram detidos e encaminhados para a Delegacia Especializada, e ambos indiciados pelos crimes de qualificado, receptação qualificada e ainda uso de documento falso. Outros integrantes da organização criminosa foram identificados e terão suas prisões preventivas declaras pela Polícia Civil ao Poder Judiciário.