MC Poze do Rodo e sua mulher, Viviane Noronha, estão sob investigação na Operação Rifa Limpa, realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. A operação, deflagrada nesta sexta-feira, 1º, visa combater sorteios ilegais que têm sido divulgados nas redes sociais.
Conduzida pela Delegacia de Defraudações (DDEF), a operação cumpriu mandados de busca e apreensão contra influenciadores digitais que promovem rifas e sorteios ilegais. Além de Vivi Noronha, outros alvos incluem Roger Rodrigues dos Santos, conhecido como Roginho Dú Ouro; Jonathan Luis Chaves Costa, o Jon Jon; e Bolívar Guerrero Silva, um cirurgião plástico equatoriano que já foi preso.
Durante a operação, todas as joias de Poze do Rodo, incluindo cordões ornados com ouro, foram apreendidas. “Levaram tudo!”, lamentou o MC. Além das joias, também foram levados carros e os celulares do artista e da esposa.
As investigações revelaram que o esquema criminoso reproduz parâmetros da Loteria Federal para dar aparência de credibilidade e legalidade aos sorteios, mas utiliza um aplicativo customizado e não auditado, com fortes indícios de manipulação. Fazer rifas no Brasil requer autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda, e é exclusivo de instituições sem fins lucrativos.
As autoridades estão atuando para identificar e responsabilizar todos os envolvidos nestas práticas ilegais, garantindo a segurança e a transparência nas interações online. A operação inclui a análise de conteúdos divulgados nas redes sociais e a coleta de evidências que comprovem a participação dos investigados.