Os deputados federais goianos Francisco Júnior (PSD) e Professor Alcides (PP) foram citados numa reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (18), que mostrava uma suposta irregularidade na prestação de contas dos parlamentares referente ao abastecimento de seus veículos com dinheiro público.
Outros parlamentares também estão sendo mencionados. No relatório há detalhamento de notas fiscais de Célio da Silveira (PSDB), Glaustin da Fokus (PSC), José Nelto (Podemos) e Rubens Otoni. A deputada Magda Mofatto (PL) também é citado, porém na lista de parlamentares que apresentaram notas de alto valor sem documentos referenciados.
Segundo a reportagem, os parlamentares teriam abastecido os carros em uma quantidade “fora da realidade” para um único dia. O repórter diz ainda, por exemplo, que Francisco Júnior “apresentou uma nota à Câmara dos Deputados com mais de 615 litros de combustível”.
De acordo com o deputado Francisco Júnior, o estabelecimento fez a nota com o valor correto, porém não anexou todos os cupons dos 14 abastecimentos à nota fiscal, por isso teria ocorrido esse mal-entendido.
Quanto ao Professor Alcides, a reportagem cita “Em 23 meses ele pediu e recebeu 17 reembolsos de R$ 6.000,00. O Professor Alcides chegou a fazer 211 abastecimento em um só dia”. Em nota divulgada à imprensa, o parlamentar disse que ajuda várias pessoas com cesta básica e que não cometeu nenhuma irregularidade.
Os deputados federais têm direito a uma verba, conhecida como Cotão, que proporciona aos parlamentares usar o dinheiro para seus mandatos, como visitar bases, alimentação, consultoria, serviço de segurança, telefonia e também para pagar o combustível. Desde que sejam apresentadas as notas fiscais.