Empresas do ramo da construção, eventos e automóveis acabaram se tornando peças-chave em um esquema de lavagem de dinheiro para traficantes no Ceará. As autoridades policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em cinco estados, resultando na prisão de cinco indivíduos.
Na Operação Tropa do Empresário, realizada pela Polícia Civil do Ceará, foram encontrados cheques no valor aproximado de R$ 1,5 milhão na posse de um dos suspeitos. Os mandados abrangeram os estados do Ceará, Piauí, Goiás, São Paulo e Paraná, com ações realizadas em cidades como Fortaleza, Caucaia, Quixeramobim e Trairi.
Em Goiás, os alvos foram localizados em um condomínio de luxo em Goiânia, enquanto no Paraná, sócios de uma empresa de materiais de construção na cidade de Toledo foram alvo das investigações. A Justiça permitiu o sequestro de 16 veículos de luxo pertencentes aos suspeitos, com quatro deles já apreendidos.
Além disso, 24 contas bancárias foram bloqueadas, sendo 14 de pessoas físicas e 10 de empresas sob investigação. No Ceará, quatro mandados de prisão foram cumpridos, sendo que o quinto indivíduo foi preso em flagrante. Entre os detidos, está um empresário ligado ao ramo de carros, que teria participação no esquema de lavagem de dinheiro.
As investigações tiveram início em 2022 e se desdobraram a partir da prisão de um traficante em Caucaia, que comercializava drogas em regiões turísticas do litoral cearense. Com o desenrolar das apurações, uma rede de empresários foi revelada, auxiliando os criminosos na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico.
Os envolvidos eram chamados de “Tropa dos Empresários” pelos traficantes e utilizavam diversas empresas, genuínas ou de fachada, para movimentar os valores do tráfico, visando conferir uma origem lícita ao dinheiro ilícito. A atuação de empresários de diversos setores expôs um intricado esquema de lavagem de dinheiro em múltiplos estados brasileiros.
Em resumo, a Operação Tropa do Empresário desarticulou um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro envolvendo empresas de construção, eventos e automóveis em cinco estados do país, com significativas apreensões e prisões. A ação policial demonstra o rigor das autoridades no combate a práticas criminosas associadas ao tráfico de drogas.