Operação White Coffee: PF desarticula tráfico internacional de drogas em SP

operacao-white-coffee3A-pf-desarticula-trafico-internacional-de-drogas-em-sp

A Polícia Federal, DE, deflagrou uma operação nesta quarta-feira (2) com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas em São Paulo. A operação, denominada White Coffee, visa desarticular uma associação criminosa especializada nesse tipo de crime e aprofundar as investigações sobre outros possíveis envolvidos. No total, estão sendo cumpridos 8 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão em Campinas, Santo Antônio de Posse e na capital paulista.

Os policiais federais estão atuando em conjunto para dar cumprimento às ordens expedidas pela 9ª Vara Federal de Campinas. Até o momento, cinco suspeitos foram presos durante a operação. As investigações tiveram início em setembro de 2024, após uma apreensão feita pelo 1º BAEP da Polícia Militar de São Paulo, que descobriu um laboratório clandestino de drogas em Campinas.

A análise dos dispositivos apreendidos, documentos escritos, dados telemáticos e registros financeiros revelou um grupo sofisticado e especializado na preparação, embalagem e dissimulação de drogas para envio ao exterior. As drogas eram enviadas para países como Portugal, Inglaterra, Itália, Alemanha, Dinamarca e Dubai, ocultadas em encomendas aéreas junto a objetos comuns para dificultar a fiscalização aduaneira.

Os envolvidos demonstraram alto conhecimento técnico na manipulação química das drogas, incluindo fentanil, e utilizavam uma empresa de fachada para intermediar as remessas. Além disso, operavam com uma contabilidade sofisticada para maximizar os lucros e empregavam uma linguagem cifrada em suas comunicações, evidenciando a estabilidade e estrutura organizada do grupo.

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados. Os suspeitos irão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, podendo receber penas superiores a 40 anos de prisão. O nome da operação, White Coffee, é uma referência ao termo “café”, utilizado pelos criminosos como código para cocaína em suas comunicações sigilosas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp