Oposição derrota indicados de Alcolumbre e Hugo para comandar CPMI do INSS

oposicao-derrota-indicados-de-alcolumbre-e-hugo-para-comandar-cpmi-do-inss

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, viram suas indicações para comandar a CPMI do INSS serem derrotadas pela oposição no Congresso Nacional nesta quarta-feira (20). Carlos Viana foi eleito presidente do colegiado, após a maioria rejeitar a escolha de Omar Aziz, indicado por Alcolumbre. Além disso, houve a escolha de Alfredo Gaspar para a relatoria, substituindo o indicado por Motta, Ricardo Ayres. Viana afirmou que a decisão foi fruto de uma negociação conduzida nos últimos dias, visando o bom funcionamento da comissão.
A reunião, presidida inicialmente por Tereza Cristina, teve a votação para presidente encerrada antes que todos pudessem votar, segundo Aziz. Tereza defendeu sua atuação respeitando o regimento interno. Viana, eleito presidente, recebeu os votos de 17 membros contra 14, e afirmou que a CPMI precisa trazer respostas e cumprir seu papel. A comissão chegou a ser suspensa para discutir a escolha do vice-presidente, que ficou para a próxima sessão, com quatro deputados manifestando interesse no cargo.
O indicado por Motta para a relatoria, Ricardo Ayres, aceitou a decisão de ser substituído por Alfredo Gaspar e permanecer como integrante da comissão. A escolha de novo relator foi uma das mudanças feitas pela maioria, que elegeu Viana para presidir a CPMI. Aziz desejou boa sorte ao novo presidente e disse esperar que os trabalhos sejam conduzidos com isenção. A votação para presidência foi encerrada após a maioria dos membros votar, gerando questionamentos por parte de Aziz sobre a legitimidade do processo.
Após a vitória de Viana, houve a designação de Gaspar como relator, em substituição a Ayres. O novo presidente da CPMI agradeceu o apoio dos membros e afirmou que a escolha foi resultado de uma articulação feita nas últimas 24 horas. A eleição para a presidência teve a disputa entre diferentes candidatos, com Viana saindo vitorioso. A oposição no Congresso Nacional celebrou a vitória sobre as indicações de Alcolumbre e Motta, garantindo a condução da CPMI do INSS por um nome de sua preferência.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp