Press "Enter" to skip to content

Opositores pedem impeachment de Alberto Fernández por festa na pandemia

Parlamentares de oposição da Argentina apresentaram nesta sexta-feira, 13, um pedido de impeachment contra o presidente do país, Alberto Fernández. O pedido vem através da acusação do desempenho ruim do presidente na administração da pandemia de covid-19.

Além disso, segundo o jornal Oeste , opositores estão acusando Fernández de ter violado a quarentena. O presidente fez uma pequena festa em sua residência. Fotos do evento com menos de 12 pessoas, na casa presidencial, vazaram ao público. Tratava-se da comemoração do aniversário da primeira-dama, Fabiola Yañez, em julho do ano passado.

A causa da revolta é que na época vigorava o decreto que proibia no país reuniões como essas. O pedido de impeachment ocorre em meio a tensões políticas que antecedem as eleições parlamentares de 14 de novembro. Até o momento, a Argentina registrou 108.500 mortes por Covid-19, segundo dados oficiais.

O chefe do gabinete do presidente, Santiago Cafiero, reconheceu que a aglomeração promovida pelo peronista foi “um erro”.