Press "Enter" to skip to content

Ordem de serviço libera obras para o primeiro hospital oncológico no DF

Ibaneis Rocha (MDB) assinou na manhã dessa quarta feira (09), ordem de serviço que libera as obras de construção do Hospital Oncológico Doutor Jofran Frejat, sendo o primeiro centro especializado em tratamento de câncer do Distrito Federal.

O hospital vai contar com consultórios multidisciplinares, alas de quimioterapia, radioterapia, medicina nuclear, endoscopia e salas de cirurgia conjugada, além de exames de imagem como mamografia, ultrassom e raio x.

O projeto arquitetônico foi elaborado por uma empresa contratada pela Diretoria de Edificações da Companhia da Nova Capital (Novacap). Serão investidos R$ 99.965.265,47, recursos liberados pelo Fundo Nacional da Saúde, do Ministério da Saúde. O prazo para conclusão das obras é de 36 meses.

“Nós trabalhamos ao longo desses dois anos e meio para destravar essa obra que vinha de muitos anos paralisada. Tivemos que entrar na Justiça para garantir que esse convênio fosse assinado. Essa obra vai mudar o tratamento do câncer aqui no DF e na nossa região como um todo”, explicou Ibaneis Rocha.

De acordo com a pasta, em 2019, 6.247 pessoas demandaram atendimento oncológico no sistema público de saúde. Atualmente, a rede atende a esses pacientes nos hospitais de Base, Regional de Taguatinga e Universitário de Brasília (HUB). Os casos infantis são direcionados para o Hospital da Criança.

O terreno onde o hospital será erguido tem 41 mil metros quadrados, sendo 31 mil metros quadrados de área construída. Segundo o GDF, o hospital terá 172 leitos disponíveis, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 152 de internação.