Ibaneis Rocha (MDB) assinou na manhã dessa quarta feira (09), ordem de serviço que libera as obras de construção do Hospital Oncológico Doutor Jofran Frejat, sendo o primeiro centro especializado em tratamento de câncer do Distrito Federal.
O hospital vai contar com consultórios multidisciplinares, alas de quimioterapia, radioterapia, medicina nuclear, endoscopia e salas de cirurgia conjugada, além de exames de imagem como mamografia, ultrassom e raio x.
O projeto arquitetônico foi elaborado por uma empresa contratada pela Diretoria de Edificações da Companhia da Nova Capital (Novacap). Serão investidos R$ 99.965.265,47, recursos liberados pelo Fundo Nacional da Saúde, do Ministério da Saúde. O prazo para conclusão das obras é de 36 meses.
“Nós trabalhamos ao longo desses dois anos e meio para destravar essa obra que vinha de muitos anos paralisada. Tivemos que entrar na Justiça para garantir que esse convênio fosse assinado. Essa obra vai mudar o tratamento do câncer aqui no DF e na nossa região como um todo”, explicou Ibaneis Rocha.
De acordo com a pasta, em 2019, 6.247 pessoas demandaram atendimento oncológico no sistema público de saúde. Atualmente, a rede atende a esses pacientes nos hospitais de Base, Regional de Taguatinga e Universitário de Brasília (HUB). Os casos infantis são direcionados para o Hospital da Criança.
O terreno onde o hospital será erguido tem 41 mil metros quadrados, sendo 31 mil metros quadrados de área construída. Segundo o GDF, o hospital terá 172 leitos disponíveis, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 152 de internação.