Organizações no Ceará para doações de Natal: saiba como ajudar!

Confira instituições do Ceará que recebem doações durante o Natal

Quer doar ou fazer uma boa ação neste fim de ano? O DE listou organizações no Ceará que precisam da sua ajuda!

Obra Lumens pede doações para campanha de Natal
[https://s04.video.glbimg.com/x240/13155995.jpg]

Além de ser uma data dedicada à estar com a família, o Natal também marca um período em que as doações e boas ações se multiplicam!

No Ceará, diversas organizações e instituições precisam da ajuda da população para continuar atuando. O DE listou algumas delas. Confira!

LEIA TAMBÉM:

* Expo Cariri 2024: inovação marca edição da Feira Agropecuária em Barbalha
[https://g1.globo.com/ce/ceara/cariri/noticia/2024/12/07/expo-cariri-2024-inovacao-marcam-edicao-da-feira-agropecuaria-em-barbalha.ghtml]

MOVIMENTO EMAÚS

1 de 3 Saiba como doar brinquedos para crianças de Maracanaú. — Foto: Divulgação

Saiba como doar brinquedos para crianças de Maracanaú. — Foto: Divulgação

O movimento social Emaús Maracanaú está arrecadando brinquedos para doar a crianças que estão em situação de vulnerabilidade na cidade de Maracanaú, Região Metropolitana.

“Nossa campanha começou em 2008 com o lema ‘Faça uma criança sorrir, doe brinquedos’. Todo ano foi sucesso, fomos ampliando”, disse Leon Sousa, coordenador dos projetos sociais do Emaús.

Podem ser doados diversos brinquedos, como bonecas, carrinhos, ursos de pelúcia, e mais. Alimentação e roupas também são bem-vindos. A ação começou ainda no dia 9 de setembro. As equipes coletam as doações de segunda a sexta-feira (8 às 17h) e aos sábados (8h às 12h).

> “Se por algum motivo as pessoas têm alguma dificuldade de ir e deixar, mas têm interesse de contribuir, é ligando no nosso 3015-0101 (que também é o WhatsApp), a gente vai buscar. Não fazemos nossa festa no dia 12, mas no dia 20. Até o dia 19 estamos coletando normalmente (os brinquedos).”, disse Leon.

SINDIÔNIBUS LANÇA CAMPANHA “FAÇA A DIFERENÇA COM SOLIDARIEDADE 2024”

Iprede realiza campanha de doação de brinquedos
[https://s01.video.glbimg.com/x240/13168500.jpg]

O Sindiônibus deu início à campanha “Faça a Diferença com Solidariedade”, com o objetivo de promover um Natal mais especial para as instituições filantrópicas de Fortaleza.

Em 2024, a ação será em benefício do Instituto da Primeira Infância (IPREDE), que se destaca por seu trabalho com nutrição e desenvolvimento infantil, especialmente na primeira infância.

A campanha ocorre até 11 de dezembro, com a participação das empresas associadas ao Sindiônibus, que estarão arrecadando brinquedos novos ou em bom estado de conservação.

Os interessados podem entregar as contribuições nos seguintes endereços:

* Sindiônibus: Av. Borges de Melo, 60, Alto da Balança – Fortaleza
* Viação Fortaleza: BR 116, km 6, 2069, Bairro Cajazeiras – Fortaleza
* Auto Viação São José: Rua Cônego de Castro, 956, Bairro Parangaba – Fortaleza
* Empresa de Transporte Santa Maria: Rua Henrique Ellery, 590, Bairro Ellery – Fortaleza
* Transportes Urbanos Aliança: Rua Rio Tapajós, 70, Barra do Ceará – Fortaleza
* Viação Urbana: Av. Maestro Lisboa, 1211, Bairro José de Alencar – Fortaleza
* Santa Cecília Transportes: Rua Pastor Samuel Munguba, 119, Bairro Rodolfo Teófilo – Fortaleza
* Auto Viação Dragão do Mar: Av. Heróis do Acre, 1001, Bairro Passaré – Fortaleza
* Empresa Vitória: Av. Dom Almeida Lustosa, 339, Caucaia
* Viação Penha: Rua Cel. Antônio Botelho, 466, Bairro Centro – Maranguape
* Vega SA Transporte Urbano: Av. Filomeno Gomes, 664, Jacarecanga – Fortaleza
* Sest Senat: Rua Dona Leopoldina, 1050, Centro – Fortaleza
* Fetrans: Rua Dona Leopoldina, 1050, Centro – Fortaleza

CAMPANHA ‘NATAL SEM FOME’

2 de 3 Shoppings da Rede Ancar lançam campanha especial de Natal e arrecadação de doações — Foto: Divulgação

Shoppings da Rede Ancar lançam campanha especial de Natal e arrecadação de doações — Foto: Divulgação

Desde o dia 04 de dezembro, os shoppings North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping também lançaram a campanha Natal sem Fome, cujo objetivo é combater à fome no Brasil com doações de alimentos não-perecíveis nessa época do ano, para mais de 50 mil famílias cadastradas nos comitês da Ação da Cidadania em 18 estados do Brasil. As doações podem ser realizadas até o dia 30 de dezembro.

Este ano, a campanha conta com uma novidade: cada shopping disponibilizará um Qr Code para quem preferir realizar a doação de qualquer valor em dinheiro para a campanha.

Pontos de troca e doação:

Via Sul Shopping, Piso 2 (próximo à decoração de Natal). Endereço: Av. Washington Soares, 4335 – Lagoa Sapiranga

* North Shopping Jóquei, Piso L1 (ao lado da Vivo). Endereço: Av. Lineu Machado, 419 – Jóquei Clube
* North Shopping Fortaleza, Piso 3 (Alameda Gourmet). Endereço: Avenida Bezerra de Menezes, 2450 – Presidente Kennedy
* North Shopping Maracanaú, Piso 2 (em frente à loja da Brisanet). Endereço: Av. Carlos Jereissati, 100 – Centro, Maracanaú

ASSOCIAÇÃO PETER PAN

3 de 3 Associação Peter Pan promove acolhimento para crianças em tratamento com câncer. — Foto: Divulgação

Associação Peter Pan promove acolhimento para crianças em tratamento com câncer. — Foto: Divulgação

A campanha Natal Solidário, da Associação Peter Pan, convida a sociedade a adotar cartinhas escritas pelas crianças e adolescentes assistidos pela instituição.

Cada carta traz as histórias, desejos e esperanças dos pequenos que enfrentam desafios diários. A iniciativa conecta quem deseja fazer a diferença com aqueles que mais precisam de carinho e solidariedade.

As cartinhas podem ser escolhidas através do perfil da Associação Peter Pan no Instagram [https://www.instagram.com/associacaopeterpan/?hl=en]. Cada criança sugeriu três opções de presentes que gostaria de ganhar neste final de ano.

Ao escolher uma cartinha, o doador vira o Papai Noel dessa criança e se compromete a entregar o presente até o dia 18 de dezembro, entre 8h e 16h, na sede administrativa da APP, localizada na Rua Alberto Montezuma, 350, no bairro Vila União.

Os presentes devem estar devidamente identificados com o nome da criança escolhida.

ASSISTA AOS VÍDEOS MAIS VISTOS DO CEARÁ:

50 vídeos [https://g1.globo.com/ce/ceara/edicao/2023/09/08/assista-aos-videos-mais-vistos-do-ceara.ghtml]

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal à luz de velas: Queda de energia afeta bairros de Fortaleza

Queda de energia afeta bairros de Fortaleza, e famílias celebram Natal à luz de velas

Problema de abastecimento de energia afetou o bairro Parreão por inteiro e condomínio no Papicu, área nobre da capital cearense.

Bairros de Fortaleza ficam sem luz, e família celebram Natal às escuras

A ceia de Natal deste ano foi diferente para os moradores dos bairros Parreão e Papicu, em Fortaleza. Uma queda de energia deixou diversas residências no escuro, obrigando as famílias a improvisarem uma ceia à luz de velas, em uma noite que deveria ser marcada por alegria e confraternização.

No bairro Papicu, moradores de um condomínio registraram a situação inusitada. Segundo relataram, a energia elétrica foi interrompida por volta das 19h e só voltou às 2h50 da madrugada, quase duas horas após o prazo prometido pela Enel, que havia estimado o restabelecimento do fornecimento para à 1h.

A síndica do condomínio afirmou que a situação foi um “grande constrangimento” para os moradores. Ela também destacou os transtornos enfrentados pelos moradores, como o uso de escadas nos andares mais altos e a perda de alimentos e bebidas que dependiam de refrigeração. Além disso, um dos residentes relatou que a falta de energia comprometeu o uso de um equipamento médico essencial para sua saúde durante o sono.

A Enel afirmou que enviou uma equipe ao local e identificou que o problema foi causado por um defeito nas instalações internas do condomínio, uma responsabilidade do cliente. Apesar disso, a empresa informou que atuou para auxiliar na solução do problema.

No bairro Parreão, a situação foi semelhante. Um vídeo enviado à TV Verdes Mares mostra o bairro completamente no escuro, afetando a celebração de diversas famílias. Segundo a Enio, não houve registro de solicitações relacionadas à falta de energia no local e, por isso, uma equipe será enviada para investigar o que pode ter causado o apagão.

Para os moradores dos dois bairros, o período sem energia foi um momento de grande desconforto e frustração. “A energia não era essencial apenas para a ceia, mas também para o bem-estar de quem depende dela para manter equipamentos de saúde funcionando”, lamentou um dos residentes do Papicu.

O fornecimento de energia foi normalizado apenas nas primeiras horas da madrugada, mas os transtornos enfrentados por centenas de famílias deixaram uma marca em uma data tão especial. Celebrar o Natal à luz das velas certamente ficará marcado na memória dos moradores destes bairros de Fortaleza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp