A proposta da Operação Rodovida 2020/2021, capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por intermédio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é “integrar para proteger vidas e garantir a segurança viária”. A ação teve início na última quinta-feira, 17, e segue até o dia 21 de fevereiro.
O lançamento oficial em Goiás ocorre nesta sexta-feira, 18, na unidade da PRF da BR-153, em Hidrolândia. A integração contará com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Goiás, além dos órgãos de trânsito de Goiânia, Aparecida e do Detran-GO.
Além das ações educativas e de fiscalização, tradicionalmente previstas pela PRF, este ano, a operação contará com uma campanha que avançará na discussão da responsabilização dos causadores dos acidentes como forma de reduzir a violência no trânsito e os custos sociais decorrentes. A ideia é sensibilizar cada um dos atores do trânsito a respeito do seu papel, das suas obrigações e os cuidados necessários para proteger a vida.
As ações conjuntas, mobilizando todos os esforços para um trânsito mais seguro, se estendem de dezembro até o carnaval por ser um período que compreende intensas movimentações nas estradas com as festas de fim de ano e férias escolares. O objetivo dos policiais é garantir que as condutas corretas, o respeito às Leis e a prudência estejam com todos os atores que compartilham o trânsito.