Press "Enter" to skip to content

Órgãos Públicos fazem alerta para que vacinação não seja alterada

Uma recomendação conjunta foi expedida ao Estado de Goiás pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) e Federal (MPF), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) com a intenção de alertar sobre as recomendações do Ministério da Saúde quanto ao cronograma de vacinação contra a Covid-19.

O documento alerta quanto a observância para à sequência dos grupos prioritários, como também a inserção de novos grupo e subgrupos.

A recomendação observou que cabe à direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) a formulação e a implementação das políticas relacionadas ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, cuja 5ª edição, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, prevê que “todos os grupos elencados serão contemplados com a vacinação, entretanto, de forma escalonada, por conta de não se dispor de doses de vacinas imediatas para vacinar todos os grupos em etapa única”.

A recomendação alerta que tais procedimentos de alteração no cronograma pode modificar um planejamento já feito a partir de embasamentos técnicos e científicos já definidos anteriormente. Na recomendação, é observado que cabe somente à União, por meio do Ministério da Saúde, promover eventuais alterações na ordem de preferência da vacinação dentro dos grupos prioritários, evidenciando os motivos em que tal escolha se fundamenta.

Também é pontuado que o parágrafo 1º do artigo 3º, da Lei nº 13.979/2020 determina que qualquer decisão relacionada à ordem de prioridade da vacinação deverá levar em consideração, por expresso mandamento legal, as evidências científicas e análises estratégicas em saúde.