Orionídeas: chuva de meteoros do cometa Halley ilumina noroeste paulista

orionideas3A-chuva-de-meteoros-do-cometa-halley-ilumina-noroeste-paulista

VÍDEO: chuva de meteoros formada por fragmentos de cometa ilumina o céu do noroeste paulista

Espetáculo pode ser observado a olho nu, especialmente no pico que ocorre nas madrugadas de quarta (22) e quinta-feira (23). Efeito luminoso foi capturado pelo astrônomo amador, Renato Poltronieri, em Nhandeara (SP).

Chuva de meteoros formada por fragmentos de cometa ilumina o céu do noroeste paulista [https://s04.video.glbimg.com/x240/14032915.jpg]

A chuva de meteoros Orionídeas iluminou o céu do noroeste paulista na madrugada de terça-feira (21). O fenômeno, formado por fragmentos deixados pelo cometa Halley, garantiu um espetáculo observado a olho nu, especialmente no pico que ocorre nas madrugadas de quarta (22) e quinta-feira (23).

O efeito luminoso foi capturado pelo astrônomo amador, Renato Poltronieri, na estação de um observatório astronômico localizado em Nhandeara (SP). Entenda abaixo como é formada a chuva.

Segundo a NASA, a intensidade pode ser até 20 vezes maior que o normal, com meteoros cortando o céu a uma velocidade média de 66 quilômetros por segundo.

Ao DE, Renato explicou que em regiões com céu limpo e pouca iluminação artificial, será possível ver os meteoros. Para observar, o astrônomo amador detalhou que os interessados devem procurar as estrelas conhecidas como “três marias”.

A chuva, segundo Renato, é provocada por partículas deixadas pelo cometa Halley durante sua passagem pelo Sistema Solar. Todos os anos, entre outubro e novembro, a Terra cruza essa trilha de detritos.
Ao entrar na atmosfera em alta velocidade, essas partículas se incendeiam e formam riscos luminosos no céu, conhecidos popularmente como “estrelas cadentes”. A maioria dos meteoros é pequena e, por isso, desintegra-se e não atinge a superfície do planeta.

Veja mais notícias da região em DE Rio Preto e Araçatuba

☄️COMO É FORMADA A CHUVA?

A chuva de meteoros formada por fragmentos de cometa ilumina o céu do noroeste paulista.

Chuva de meteoros formada por fragmentos de cometa ilumina o céu do noroeste paulista.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp