O site oficial do Orkut foi reativado nesta quarta-feira (27) e traz uma mensagem do fundador turco, o engenheiro Orkut Büyükkökten. O anúncio deixa a entender sobre um possível retorno da rede social mais popular dos anos 2000. Além disso, Büyükkökten afirma estar criando algo novo.
“Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.
O Orkut foi criado em 2004 e permaneceu ativo durante 10 anos. A rede social chegou a ter 30 milhões de usuários ativos no Brasil. Número que representa uma parcela considerável da população com acesso à internet na época.
A rede social era uma mistura dos feeds do Facebook, com uma estrutura de fóruns, e comunidades que reuniam pessoas com interesses comuns.
A reativação do site nesta quarta-feira (27), resultou na desativação da rede social Hello, lançada por Büyükkökten em 2016 com intuito de substituir o Orkut.