Orkut “volta à ativa” e leva internautas à loucura; confira

Antes do Facebook se tornar a rede social com mais usuários ativos, contabilizando 2,271 milhões segundo o relatório Digital in 2019, do site We Are Social, divulgado em janeiro deste ano, o Orkut era o grande sucesso da internet.

Criada pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, do Google, a comunidade digital foi criada em 2004 e deixou saudades quando foi desativada, dez anos depois, em 30 de setembro de 2014. Porém, um fã resolveu reativar a rede social e a nova página do Orkut levou internautas à loucura na manhã desta terça-feira (04).

Na realidade, o “relançamento” da plataforma não é tão novidade assim e surgiu inicialmente em março deste ano, também gerando empolgação entre os saudosos da rede social. Na mensagem de aceite, antes de acessar a rede social, pode-se ler as especificações da comunidade:

“O Orkut.br está sendo desenvolvido por um fã da rede social que em sua homenagem está recriando o Orkut do zero, buscando utilizar as mesmas ferramentas e design do site original”, diz o texto. “Você não vai ter acesso à sua antiga conta do orkut.com, mas pode criar uma conta nova e adicionar seus amigos, enviar recados, depoimentos, participar das comunidades e muito mais”.

Mesmo não sendo tão novidade, quem ainda não sabia da “volta do Orkut” comemorou nas redes sociais e muitos já criaram seus perfis na comunidade digital.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidades nesta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira, 11, os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, pertencentes à Meta, apresentaram instabilidades que afetaram os usuários. Segundo o Downdetector, plataforma que monitora serviços online, os primeiros registros de falhas começaram por volta das 14h40, atingindo um pico de mais de 25 mil notificações acumuladas.

Os problemas foram relatados tanto nas versões mobile quanto desktop. No WhatsApp, as mensagens não carregavam, impossibilitando o envio e o recebimento. No Instagram e Facebook, os usuários não conseguiam publicar conteúdos ou acessar funcionalidades essenciais das plataformas.

Nas redes sociais, termos como “WhatsApp caiu”, “Instagram fora do ar” e “Facebook fora do ar” ganharam destaque no Google Trends, refletindo o aumento repentino nas buscas relacionadas às falhas. Pelo X, antigo Twitter, muitas pessoas relataram dificuldades, reforçando que o problema afetou todos os serviços da Meta de forma simultânea.

Após o horário de pico, as notificações de falhas começaram a apresentar redução gradativa, mas as redes sociais continuaram instáveis para uma parcela dos usuários.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp