Press "Enter" to skip to content

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito no Teatro Goiânia

Última atualização 28/03/2024 | 09:53

A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza concerto gratuito no Teatro Goiânia nesta quinta-feira, 28. A apresentação, que faz parte da série “Relembre o Futuro”, será realizada às 20h, sob regência da maestra paulista Ligia Amadio, uma das mais destacadas regentes brasileiras da atualidade. São apresentadas as obras Scherzo para Orquestra, de Nepomuceno; Sinfonia n° 9, de Mozart; e Sinfonia n° 2, de Scriabin. A entrada é franca, sem necessidade de retirada de ingresso.

Ligia Amadio notabilizou-se internacionalmente por sua reconhecida exigência artística, seu carisma e suas vibrantes performances. Sua atuação, como regente convidada, estende-se por quase 30 países, entre eles Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Rússia e Israel. Premiada no célebre Concurso Internacional de Tóquio (1997) e no II Concurso Latino-Americano para Regentes de Orquestra em Santiago do Chile (1998), recebeu o prêmio “Melhor Regente do Ano” no Brasil em 2001, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Em 2012 recebeu o Prêmio Carlos Gomes, na categoria “Regente”. Foi premiada por sua atuação em todas as orquestras em que foi titular. Entre os diversos prêmios e condecorações que recebeu, deve-se destacar a Ordem de Rio Branco (2018), a mais alta condecoração da Diplomacia Brasileira, no grau de oficial, por serviços prestados ao Brasil em todos os países em que atuou.

Mulheres

Ligia Amadio lidera e impulsiona o Movimento Mulheres Regentes, tendo realizado, desde 2016, três edições do “Women Conductors International Symposium”. No terceiro, ocorrido em 2020, participaram 976 maestras de 36 países. Como idealizadora e realizadora deste projeto, foi uma das finalistas ao Prêmio “2019 Classical: NEXT Innovation Award”, em Rotterdam, na Holanda, e agraciada, em 2022, em Buenos Aires, com o Prêmio Nacional Clássica, na categoria “Política com perspectiva de gênero”.

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás é ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. A instituição é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Serviço

Assunto: Orquestra Filarmônica de Goiás será regida pela maestra Ligia Amadio
Onde: Teatro Goiânia
Quando: Quinta-feira, 28, às 20h
Entrada Franca