Os 10 animais mais inteligentes do mundo

Os seres humanos são sem dúvida os animais mais inteligentes do mundo, pois são capazes de produzir técnicas e desenvolver tecnologia para se adaptarem ao meio em que vivem. Entretanto, não são os únicos espertos, pois no mundo selvagem temos vários exemplos de perspicácia. Nesta seção separamos 10 deles, confira:

10° Guaxinim

Bastante parecido com o Procyon lotor, os guaxinins são bem conhecidos na região que se estende da Costa Rica até a América do Sul. Estes bichinhos podem ser fofinhos aparentemente, porém são bem agressivos e territorialistas. Entretanto, as características que fizeram ele ocupar o lugar no ranking foi a capacidade intelectual de rápido aprendizagem e uma boa memória.

9° Esquilo

O esquilo é um dos animais mais querido do planeta, por exemplo, quem nunca ouviu falar nos personagens Tico e Teco do mundo Disney? Entretanto, além de fofinho, estes bichinhos são tão espertos que são capazes de aprenderem com suas experiencias de vida e se adaptarem em vários ambientes.

8° Rato

Por transmitirem doenças, estes roedores são um dos animais mais indesejáveis do mundo. Entretanto, também são um dos mais habilidosos e inteligentes, sendo capaz de aprimorar e aprender técnicas, com fenômeno conhecido por metacognição. Além disso, são verdadeiros sobreviventes, um exemplo disso é o que está acontecendo em Nova York nesse período de pandemia do Covid-19, pois por falta de lixos nas ruas, estes pequeninos estão praticando canibalismo.

7° Porco

No sétimo lugar encontramos os porcos. Segundo os especialistas, estes animais são sem dúvida um dos mais inteligentes do mundo, conseguem ter desempenho relevante em jogos para medir o intelecto.

6° Papagaio-cinzento

Todo mundo sabe que o papagaio está entre os animais mais interessantes do planeta, sendo apto de reproduzir sons. Entretanto, o papagaio-cinzento é diferente das demais espécies, pois possui uma capacidade intelectual comparada a de uma criança de 5 anos de idade.

5° Covo

Assim como os esquilos, o corvo é capaz de aprender através de sua experiência de vida. Além disso, são as aves que possui o QI mais alto, sendo capazes de entender comandos humano. Outra característica importante é que eles vivem em bandos com uma estrutura hierárquica.

4° Elefante

Por possuir um grande cérebro, o elefante é capaz de armazenar informações por um longo período de tempo. Além disso, depois do seres humanos, são os únicos capazes de  compreender a morte, podendo enterrar um membro da manada.

3° Chimpanzé

Os chimpanzés são os animais mais travesso e inteligente do mundo selvagem, sendo capazes de produzir e utilizar ferramentas com objetivo de realizar uma atividade com mais facilidade. Além disso, são bem sociáveis e comunicativos.

2° Golfinho- roaz

A inteligência desse animal é tão surpreendente que o fez entrar em segundo lugar no ranking. Através de pesquisas, estudiosos confirmaram que este golfinho é capaz de aprender e armazena bastante conhecimento através de informação sonoras e visuais. Além disso, conseguem comunicar entre si.

1° Orangotango

Assim como o chimpanzé, o orangotango é um dos animais mais inteligentes do mundo, sendo apto de utilizar ferramentas. Além disso, pesquisas realizadas por Birutė Galdikas mostraram que estes animais são diferente por serem capazes de utilizar objetos e técnicas permanentemente depois de aprendidas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp