O reino animal e a natureza, são verdadeiramente fascinantes, mas também reservam muitos perigos. Responsáveis por algumas das principais causas de mortes e acidentes com humanos, alguns animais são considerados extremamente perigosos. Preparamos uma lista com 10 das espécies do reino animal que mais apresentam riscos para a vida humana, conforme os seguintes critérios: mortes de humanos por ano; maior perigo (mordida, veneno, força ou picada transmite doenças); comportamento agressivo ou representam riscos quando estão próximos a seres humanos. Vem conferir!
10. Urso
Mortes de humanos por ano: cerca de 20
Maior perigo: força e mordida
Os ursos são predadores de vida selvagem que podem apresentar comportamento agressivo com humanos, principalmente quando precisam se alimentar.
9. Leopardo
Mortes de humanos por ano: cerca de 29
Maior perigo: mordida
O leopardo é uma espécie de felídeo nativo da África e da Ásia. É, com o tigre, o leão, o leopardo-das-neves e a onça-pintada, um dos cinco grandes felinos do gênero Panthera.
8. Leão
Mortes de humanos por ano: cerca de 250
Maior perigo: mordida
O leão é uma espécie de mamífero carnívoro do gênero Panthera e da família Felidae, atualmente encontrada na África subsaariana e na Ásia. Predadores por natureza, os leões podem enxergar o ser humano com uma presa. Apesar disso, por terem seus próprios habitats na vida selvagem, não costumam ser tão frequentes os acidentes com o animal.
7. Tigre
Mortes de humanos por ano: cerca de 400
Maior perigo: mordida
O tigre é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, que habita o continente asiático. Dentre suas subespécies é o maior entre todos os felinos selvagens do mundo. São animais extremamente territoriais e solitários.
6. Crocodilo
Mortes de humanos por ano: cerca de 1.000
Maior perigo: mordida
Os crocodilos são uma família de répteis com quatorze espécies. O termo “crocodilo” também é usado às vezes num sentido mais amplo para se referir à ordem Crocodylia. Os crocodilos vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália.
5. Escorpião
Mortes de humanos por ano: cerca de 3.250
Maior perigo: picada com veneno
Há alguns escorpiões mais venenosos que outros. No Brasil, umas das espécies que coloca mais risco para as pessoas é o escorpião de cauda preta, provocando a parada respiratória com a sua picada. Por serem pequenos e se esconderem em locais escuros, é comum acontecerem acidentes com esses animais.
4. Caramujo
Mortes de humanos por ano: cerca de 10.000
Maior perigo: transmite doenças
O denominado caramujo-africano pode hospedar um verme que, em muitos casos, desenvolve doenças que podem gerar a morte de humanos. Por esta razão, é um animal que, embora não represente por si um perigo, carrega um grande risco à vida humana., quando ingeridos.
3. Mosca tsé-tsé
Mortes de humanos por ano: cerca de 10.000
Maior perigo: picada pode transmitir um parasita
Glossina é um género de moscas da família Glossinidae que inclui as espécies conhecidas pelo nome comum de moscas tsé-tsé, nome com origem nas línguas manto da África equatorial. Estas espécies transmitem Trypanosoma brucei, o tripanossoma causador da “doença do sono”, que pode ser mortal.
2. Cobra
Mortes de humanos por ano: cerca de 80.000
Maior perigo: picada com veneno
As serpentes, também chamadas ofídios, cobras, mbóis, mboias e malacatifas, são répteis poiquilotérmicos sem patas, pertencentes à subordem Serpentes, ou Ophidia. Embora haja cobras de diferentes comportamentos, mais tranquilas ou mais agressivas, as cobras são animais muito temidos. Os encontros com cobras podem gerar muitos acidentes, sendo alguns fatais.
1. Mosquito
Mortes de humanos por ano: cerca de 1 milhão
Maior perigo: picada transmite doenças
Apesar de aparentemente pequenos e inofensivos, os mosquitos representam um grande perigo para os humanos. Como é difícil evitar uma picada de mosquito, são um potencial risco para a saúde das pessoas. Algumas das doenças transmissíveis pela picada são: a dengue, o zika vírus, a febre amarela, malária e a chikungunya.