Press "Enter" to skip to content

Os 10 castelos mais bonitos

Por Lígia Saba

Famosos nos filmes de princesas, os castelos da vida real datam dos tempos medievais e de épocas da nobreza. Espalhados pelo mundo, essas construções são patrimônios históricos que valem a visita. Eles promovem mergulhos em culturas antigas e esbanjam herança arquitetônica. Pensando nisso preparamos uma lista com 10 castelos ao redor do mundo que valem a pena a viagem. Vem conferir!

10. Palácio Charlottenburg

É um antigo palácio real do Reino da Prússia, localizado no povoado de Charlottenburg, distrito de Berlim, na Alemanha. O palácio pertence à Fundação dos Palácios e Jardins Prussianos de Berlim-Brandemburgo e sua inauguração se deu em 1699, quatro anos após o início de sua construção.

9. Palácio Real

O Palácio Real de Estocolmo é a residência oficial e o maior de todos os palácios reais do Monarca da Suécia. O Palácio de Estocolmo está localizado na ilha de Stadsholmen, em Gamla Stan, na capital, Estocolmo. Os gabinetes particulares do monarca (actualmente Carlos XVI Gustavo) e de outros membros da família real, bem como os gabinetes administrativos da Corte Real da Suécia estão localizados neste castelo.

8. Castelo Alcázar de Segóvia

Este é um dos castelos mais imponentes da Espanha. Originalmente construído como fortaleza militar, o Castelo Alcázar de Segóvia já foi palácio real, prisão de estado, colégio real da artilharia militar e academia militar. Fontes históricas indicam que suas primeiras estruturas foram erguidas em 1122, o que faz dele um dos castelos mais antigos da Europa.

7. Castelo Vianden

O castelo localizado em Vianden, em Luxemburgo, foi construído entre os séculos XI e XIV, tornando-se propriedade dos condes de Vianden. Foi ampliado até o século XVIII, mas, com a departura dos condes de Luxemburgo para os Países Baixos, combinada com os efeitos de um incêndio e terremoto, acabou deteriorando-se. Em 1820, foi vendido para um comerciante local, que, por sua vez, vendeu pouco a pouco a alvenaria e conteúdos do castelo, reduzindo-o a ruínas. Somente em 1977, quando o grão-duque João doou o castelo ao Estado, pôde-se realizar um trabalho de recuperação, do qual a maior parte está completa.

6. Monte Saint-Michel

Um dos castelos franceses mais famosos, o Monte Saint-Michel foi originalmente construído para ser um mosteiro, erguido durante o século XIII em uma planície alagável. Ele é ligado ao continente através de um istmo (uma pequena faixa de terra) e, dependendo das marés, era completamente cercado pelo mar, ficando naturalmente isolado.

5. Palácio Eggenberg

Com os seus preservados complementos, os extensos jardins cenográficos, assim como algumas coleções adicionais do Universalmuseum Joanneum, alojadas no palácio e parque, o Palácio de Eguemberga está entre os mais valiosos bens culturais da Áustria.

4. Palácio Neuschwanstein

O Castelo de Neuschwanstein é um palácio alemão construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera. Foi construído por Luís II da Baviera no século XIX, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. A arquitetura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao “Castelo da Bela Adormecida”, símbolo dos estúdios Disney.

3. Palácio Belvedere

É um palácio barroco construído pelo príncipe Eugénio de Saboia no 3° distrito de Viena, a sudeste do centro da cidade. O complexo é dividido em duas partes: Belvedere Inferior e Belvedere Superior. O Belvedere Inferior foi inaugurado em 1716 e construído pelo arquiteto Johann Lukas von Hildebrandt com a assistência do escultor Giovanni Stanetti. De 1720 a 1723, foi construído o Belvedere Superior, novamente por Johann Lukas von Hildebrandt.

2. Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge, antigo Paço de Alcáçova, localiza-se na freguesia de Santa Maria Maior, na cidade e concelho de Lisboa, em Portugal. As primeiras fortalezas do castelo datam do século I a.C. tendo ele sido reconstruído diversas vezes por vários povos e recebido diferentes nomes ao longo dos anos.

1. Palácio de Versalhes

É um castelo real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural na época de sua construção, mas atualmente um subúrbio de Paris. Desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família real ser forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França. Em 1660, de acordo com os poderes reais dos conselheiros que governaram a França durante a menoridade de Luís XIV, foi procurado um local próximo de Paris mas suficientemente afastado dos tumultos e doenças da cidade.