Os 10 cemitérios mais famosos do mundo

Confira a lista com alguns dos cemitérios que se tornaram famosos pontos turísticos atraindo turistas do mundo todo

O Halloween está chegando e não existe nada mais macabro do que um escuro e mau assombrado cemitério, cenário de filmes de terror e produções aterrorizantes. Mas você sabia que ao redor do mundo alguns cemitérios se tornaram verdadeiros pontos turísticos? Dentre os muitos motivos para se fazer turismo, um que chama a atenção é o que leva as pessoas a visitar cemitérios, as razões que levam os turistas a tal feito são as mais diversas possíveis: neles estão pessoas famosas, pela arquitetura ou por um aspecto histórico particular. Confira abaixo uma lista com os 10 cemitérios mais famosos e visitados do mundo, segundo dados da revista norte americana Forbes.

10. St. Louis – Nova Orleans, EUA  

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Visita guiada pelo cemitério de St. Louis, Nova Orleães

Fundado em 1789 nos arredores do bairro St. Louis de origem francesa, consiste de um modo diferente de se enterrar os falecidos. Cada um dos 100 mil mortos que ali foram sepultados adquiriram uma pequena casa, onde foram colocados os corpos. O cemitério fica a 8 quadras do rio Mississippi, no lado norte da Bacia. O cemitério ficou famoso quando apareceu no filme Easy Rider , do diretor Dennis Hopeer, em 1969. Desde então, tornou-se um dos mais emblemáticos dos EUA.

9. San Michele – Veneza, Itália

Visão | Veneza quase não tem lugar para os vivos, mas há espaço para os mortos

É o principal cemitério de Veneza. San Michele está situado numa ilha a poucos minutos da cidade pela via Vaparetto, e é apelidado de “ilha dos mortos”. É um lugar procurado por quem está atrás de reclusão, paz e tranquilidade, sobretudo quando a Praça de São Marcos recebe muitos turistas. A ilha tornou-se o cemitério de Veneza em 1807, quando, durante a ocupação francesa, foi decidido proibir os enterramentos nas ilhas principais. O transporte dos corpos é feito em gôndolas funerárias.

8. Cemitério Old Jewish – Praga, República Tcheca

Conheça o Antigo Cemitério Judeu de Praga, que tem mais de 10 'andares' e 12 mil lápides - Atualidades

O Antigo Cemitério Judeu de Praga encontra-se em Josefov, antigo bairro judeu de Praga, capital da atual República Checa. Antes da Primeira Guerra Mundial, o cemitério pertencia ao Reino da Boêmia. Esteve um uso desde o início do século XV até 1787. Com aproximadamente 12 mil sepulturas, tem o maior número de defuntos por área quadrada. Sem espaço para enterrar seus mortos, os judeus se viram obrigados a sobrepor lápides umas às outras. Com os anos, acumularam-se doze camadas, e as lápides mais à superfície estão cobertas de musgos. Entre elas está a de ninguém menos que o escritor Franz Kafka.

7. Père Lachaise – Paris, França

Cemitério do Père-Lachaise, um dos lugares mais visitados de ParisVou na Janela | Blog de viagens

É o cemitério mais famoso da França, e fica no vigésimo arrondissement da capital francesa. Nos seus 500 mil m2 estão túmulos famosos, como os de Oscar Wilde, Edith Piaf, Honoré de Balzac, Marcel Proust, Alice B. Toklas, Richard Wright, e, claro, Jim Morrison. A importância do cemitério de Paris se deve ao fato de que ele se tornou um marco desde o século 19 para a construção dos cemitérios modernos. Representa a transição entre o modelo de cemitério urbano, com jardins, para os cemitérios rurais.

6. Mt. Auburn – Cambridge, EUA 

Mt. Auburn - Os Cemitérios Mais Famosos do Mundo - Laifi

Mount Auburn Cemetery é o primeiro cemitério-jardim dos Estados Unidos, localizado entre Cambridge e Watertown no Condado de Middlesex, a 6,4 km a oeste de Boston.  Lá estão enterrados escritores e pensadores como Buckminster Fuller, Henry Wadsworth Longfellow, e BF Skinner, além de habitantes de longa data.

5. Hollywood Forever – Hollywood, EUA 

Cemitério das celebridades parte 1 - Avaliações de viajantes - Hollywood Forever Cemetery - Tripadvisor

Hollywood Forever Cemetery é o cemitério das celebridades, localizado no número 6000 da Santa Monica Boulevard, em Hollywood, Los Angeles, Califórnia. Ao fundo do cemitério, mais ao norte, estão localizados os Estúdios da Paramount. O cemitério foi fundado em 1899, com 100 hectares, até então como Hollywood Memorial Park. À beira de ser fechado, em um processo de falência, a empresa Tyler Cassity adquiriu o local, em 1998 renomeando-o “Hollywood Forever”. No local estão enterradas celebridades da indústria de entretenimento norte-americana.

4. Cemitério Boot Hill – Tombstone, Arizona, EUA 

Boot Hill

Boot Hill (ou Boothill) é o nome atribuído a cemitérios, fato muito comum no oeste americano. Durante o século 19 era um nome recorrido aos cemitérios de pistoleiros ou aqueles que tiveram alguma morte violenta. E o mais notável destes cemitérios é o que está localizado em Tombstone, no estado do Arizona. Nele estão os túmulos de Billy Clanton, Frank McLaury e McLaury Tom; são os três homens mortos durante tiroteio no famoso O.K.Corral.

3. Trinity Churchyard – Nova York, EUA

Trinity Church Cemetery - Wikipedia

Composto por três cemitérios separados, associados à Igreja Trinity, em Manhattan. Nela está o cemitério de Intercessão, onde há duas placas de bronze comemorativas da Batalha de Fort Washington, um dos mais violentos combates da Guerra Revolucionária.

2. La Recoleta – Buenos Aires, Argentina 

A história do Cemitério La Recoleta, um dos mais incríveis do mundo | ArchDaily Brasil

Recoleta é uma área rica e convidativa, conhecida por residências em estilo parisiense, exuberantes palácios e boutiques elegantes. Uma das principais atrações é o Cemitério da Recoleta, onde ícones nacionais como Eva Perón descansam em túmulos extravagantes. Toda a estrutura do cemitério se compõe de ruas, avenidas e até praças. Conta com inúmeras estátuas de mármore, criptas senhoriais, inclusive alguns sarcófagos abertos. Além de Evita, presidentes, atores e militares estão enterrados no local.

1. Cemitério Nacional de Arlington – Arlington, EUA

Cemitério Nacional Arlington - NY Contact Seu Motorista Particular em New York (917) 907-5640

O Cemitério Nacional de Arlington, em Arlington, Virgínia, é o mais conhecido e tradicional cemitério militar dos Estados Unidos, fundado no antigo terreno de Arlington House, o palácio da família da esposa do comandante das forças confederadas da Guerra Civil Americana, General Robert Lee, Mary Anna Lee. Está localizado na área em frente a Washington D.C, do outro lado do rio Potomac, perto dos prédios do Pentágono, cortando a capital americana. A extensão da área é de 4000 m2, onde estão enterradas mais de 360 mil pessoas, em geral veteranos de cada uma das guerras travadas pelo país, desde a revolução americana até a atual Guerra do Iraque. Entre os túmulos está o do ex-presidente John F. Kennedy.

Tags: