Por Lígia Saba
É quase impossível encontrar alguém que não goste de chocolate, seja ao lite, branco ou meio amargo o doce é um dos alimentos mais adorados do mundo. Podendo ser consumido em barras, como cobertura de outros doces, bombons, biscoitos e até mesmo ser transformado em uma bebida quente deliciosa o chocolate realmente tem motivos para ter conquistado tantos corações. Para quem também é apaixonado pelo doce, preparamos uma lista com 10 dos melhores chocolates do mundo. Se prepara que vai te dar água na boca!
10. Puccini Bomboni
A Holanda é conhecida por seu um dos países produtores dos melhores chocolates devido a qualidade de seus produtos. A Puccini Bombani está localizada em Amsterdã, onde mantêm loja que funciona também como café e restaurante, seus chocolates artesanais são feitos a mão, um a um, sempre com ingredientes frescos, receitas tradicionais e sem muita variação de sabores, mas sempre com uma impressionante qualidade.
9. Richart
A Richart está localizada em Paris, na França, e seu comprometimento com a qualidade da produção tem como resultado um dos melhores e mais finos chocolates encontrados na Europa. Seus produtos levam combinações e ingredientes de qualidade somados ao conhecimento de décadas que garantiram prêmios como o Ruban Bleu, ganhado sete vezes. A família Richart está sempre buscando o aprimoramento e produzindo chocolates que tenham excelente apresentação visual além de serem muito gostosos.
8. Richard Donnelly Fine Chocolates
Seus produtos são feitos com uma variedade de chocolates belgas e franceses aliados a misturas e combinações não tradicionais de ingredientes o açafrão, lavanda e o chipotle. O fundador é o criativo mestre chocolateiro, Richard Donnelly, que já ganhou vários prêmios de renome e prestígio. O cuidado é tão intenso que a loja americana de Santa Cruz, na Califórnia tem produção diária controlada e limitada.
7. Godiva Chocolatier
Fundada em 1920 numa pequena loja familiar, a famosa Godiva Chocolatier está localizada em Bruxelas, na Bélgica, centro mundial do chocolate fino artesanal. Sempre foi considerada uma referência no fazer chocolate de primeira qualidade, e aliado a seu excelente desempenho comercial logo se transformou em uma das marcas mundiais mais reconhecidas. Sua rede de lojas se espalha por todo o planeta e o nome Chocolate Godiva é sinônimo de sucesso, de chocolate de ótima qualidade e procedência. A marca inclusive é a fornecedora oficial da família real na Bélgica.
6. Valrhona
Fundada em 1922 na cidade francesa de Tain lHermitage, próximo de Lyon, onde estão situadas sua fábrica e lojas, a Valhrona é uma das mais renomadas da França. Sua rede de lojas, filiais e escolas culinárias especializadas na produção de finos chocolates abrangem cidades como Milão, Tóquio Nova York e Barcelona.
5. Norman Love Confections
A americana Norman Love Confections fica situada na cidade de Fort Mayers, na Flórida, e seus produtos além de deliciosos têm um visual incrível e impactante. Seu proprietário, Norman Love, criou uma técnica de pintura sobre chocolates finos que importa de países como Bélgica, Suiça e França. A pintura é toda feita a mão, artesanal, sendo que os ingrediente utilizados nesta técnica são frutas frescas como, morangos e bananas além de castanhas.
4. Jacques Torres Chocolate
A Jacques Torres Chocolate de Nova York tem uma pequena rede de cinco lojas na cidade, quem entra lá tem a sensação de estar numa pequena, tradicional e estilosa chocolateria europeia. Suas mesas pequenas e requintadas convidam os clientes a uma degustação do melhor Chocolate Quente Cremoso da região, acompanhado de um pain au chocolat francês. Difícil mesmo é resistir a levar para casa uma tradicional caixa de chocolates finos artesanais.
3. Scharffen Berger Chocolate Maker
A Scharffen Berger Chocolate Maker é especializada em chocolate amargo, e conta um processo de acompanhamento de todas as etapas de sua produção, começando desde o cultivo do pé e da escolha do insumo de cacau, até o produto final que resulta em um portfólio de chocolates únicos com sabores intensos que agradam e conquistam um grande público de apreciadores e chocólatras.
2. Vosges Haut-Chocolat
É uma fabricante de chocolates de luxo com sede em Chicago, fundada em 1998, e que oferece variedades aromatizadas com especiarias, como bacon e outros ingredientes. É propriedade de Katrina Markoff, que também criou a marca Wild Ophelia para oferecer chocolates americanos naturais não transgênicos. Katrina Markoff, que acompanha minuciosamente cada detalhe e escolha dos ingredientes na produção deste requintado Chocolate Fino, adquiriu todo o seu conhecimento no renomado instituto gastronômico Cordon Bleu de Paris, tendo aperfeiçoado cada vez mais seu produto por muitas tendências e influências coletadas ao redor do mundo.
1. Teuscher
Com mais de sete décadas de história e localizada nos Alpes Suíços, em um pequeno vilarejo, a Teuscher atualmente representa o que há de melhor na tradição da produção de chocolate, utilizando somente os melhores ingredientes. O resultado são produtos de qualidade inigualável, que fascinam os melhores conhecedores e entendedores do assunto.