Os 10 maiores benefícios do café

O café é uma das bebidas mais admiradas pelos brasileiros, pois, além de saborosa, faz muito bem para a saúde. Por exemplo, você sabia que o café pode evitar a depressão? Muitos não conhece o benefícios que essa deliciosa bebida pode trazer ao corpo humano ao ser consumida moderadamente, por isso que separamos as 10 vantagens. Confira:

10° Melhora a concentração nos Estudos

Pesquisas recentes afirmam que o consumo de cafeina pode melhorar a concentração nos afazeres diários e nos estudos. Entretanto, isso só acontece com consumo moderado, pois a ingestão exagerada da bebida pode causar ansiedade.

9° Preveni o mau hálito

Pesquisas realizadas pela Universidade de Tel Aviv apontaram que o café pode inibir bactérias que causam um odor desagradável na boca, a halitóse.

8° Faz bem para memória

Testes realizados pela Universidade Johns Hopkins afirmou que as pessoas que ingeriram cafeína em pequenas quantidades apresentaram melhores desempenho nos teste de memória.

7° Melhora o desempenho nas atividades físicas

A substância tem efeito energético e da pré disposição ao corpo, o que auxilia na realização de exercícios físico. Além disso, a bebida pode reduzir dores musculares.

6° Evita a depressão

Situada na cidade de Cambridge, a Universidade Harvad é uma das melhores do mundo, referência em ensino e pesquisa. De acordo com testes realizados por ela, as chances de mulheres que tomam café de adquirir depressão são pequenas.

5° Viver mais

Segundo a revista científica Annals of Internal Medicine, pesquisas revelaram que pessoas que ingeriram café por dia reduziram cerca de 12% a 18% a chance de morte.

4° Ajuda a Emagrecer

Sem açúcar, a bebida pode auxiliar no emagrecimento. Estudos revelam que a cafeina pode acelerar o metabolismo e aumentar a taxa de queima calórica.

3° Previne o câncer de fígado

De acordo com estudos da Universidades de Southampton e Edimburgo, o café pode minimizar em 20% a 35% a formação de cancro primário no fígado.

2° Favorece o sistema respiratório

Broncodilatadores são substâncias que ajuda na respiração através da dilatação dos brônquios. Esse mesmo efeito pode ser causado pela cafeína, de acordo com pesquisas realizadas pelo Cochrane Database Review. Além disso, a bebida ajuda a combater o cansaço.

1°Previne a cirrose

De acordo com estudos recentes, o café consumido moderadamente pode sim prevenir a cirrose, pois a substância inibe a ação de enzimas responsável por tal doença.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp