Os 10 maiores benefícios do café

O café é uma das bebidas mais admiradas pelos brasileiros, pois, além de saborosa, faz muito bem para a saúde. Por exemplo, você sabia que o café pode evitar a depressão? Muitos não conhece o benefícios que essa deliciosa bebida pode trazer ao corpo humano ao ser consumida moderadamente, por isso que separamos as 10 vantagens. Confira:

10° Melhora a concentração nos Estudos

Pesquisas recentes afirmam que o consumo de cafeina pode melhorar a concentração nos afazeres diários e nos estudos. Entretanto, isso só acontece com consumo moderado, pois a ingestão exagerada da bebida pode causar ansiedade.

9° Preveni o mau hálito

Pesquisas realizadas pela Universidade de Tel Aviv apontaram que o café pode inibir bactérias que causam um odor desagradável na boca, a halitóse.

8° Faz bem para memória

Testes realizados pela Universidade Johns Hopkins afirmou que as pessoas que ingeriram cafeína em pequenas quantidades apresentaram melhores desempenho nos teste de memória.

7° Melhora o desempenho nas atividades físicas

A substância tem efeito energético e da pré disposição ao corpo, o que auxilia na realização de exercícios físico. Além disso, a bebida pode reduzir dores musculares.

6° Evita a depressão

Situada na cidade de Cambridge, a Universidade Harvad é uma das melhores do mundo, referência em ensino e pesquisa. De acordo com testes realizados por ela, as chances de mulheres que tomam café de adquirir depressão são pequenas.

5° Viver mais

Segundo a revista científica Annals of Internal Medicine, pesquisas revelaram que pessoas que ingeriram café por dia reduziram cerca de 12% a 18% a chance de morte.

4° Ajuda a Emagrecer

Sem açúcar, a bebida pode auxiliar no emagrecimento. Estudos revelam que a cafeina pode acelerar o metabolismo e aumentar a taxa de queima calórica.

3° Previne o câncer de fígado

De acordo com estudos da Universidades de Southampton e Edimburgo, o café pode minimizar em 20% a 35% a formação de cancro primário no fígado.

2° Favorece o sistema respiratório

Broncodilatadores são substâncias que ajuda na respiração através da dilatação dos brônquios. Esse mesmo efeito pode ser causado pela cafeína, de acordo com pesquisas realizadas pelo Cochrane Database Review. Além disso, a bebida ajuda a combater o cansaço.

1°Previne a cirrose

De acordo com estudos recentes, o café consumido moderadamente pode sim prevenir a cirrose, pois a substância inibe a ação de enzimas responsável por tal doença.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp