Os 10 maiores destinos do carnaval do Brasil

O carnaval é, sem dúvida, a maior festividade realizada no Brasil. Só para ter uma ideia, as comemorações carnavalescas que ocorre no Rio de Janeiro já entrou no Guinness World Records como o maior evento do mundo. Entretanto, é errado pensar que em todo o país o carnaval está consolidado, pois tem estados brasileiros em que a festividade não é realizado com tanto vigor. Para não ficar perdido em fevereiro, separamos os 10 melhores destinos para o carnaval no Brasil. Confira:

10° Fortaleza (CE)

Com tanta alegria e empolgação, o Nordeste é um ótimo lugar para passar o carnaval. Em Fortaleza, o evento é preparado semanas antes para que tudo esteja em ordem durante a festividade, dessa forma, a curtição é garantida. Além disso, existe uma programação intensa, como shows de axé e samba.

9° Manaus (AM)

Já ouviu falar no Carnaboi? Essa incrível festividade une a essência do carnaval com a cultura indígena. O resultado é a mais empolgante folia do Norte do Brasil, com montagem de fantasias, realização de desfiles e dança.

8° Florianópolis (SC)

Claro que em Florianópolis tem desfiles, e dos melhores! Conhecida como Ilha da Magia, o lugar é ótimo para curtir o carnaval, sendo um destino incrível para quem quer aproveitar o máximo, pois além de animadas, os blocos de rua são bem organizados.

7° Diamantina (MG)

Com desfiles que chamam a atenção, o carnaval arrasta uma multidão para Diamantina. Isso porque a festividade tem grande força na região, com 24 horas de folia que inclui blocos caricatos e grupos de batuque.

6° Olinda (PE)

Com bonecos enfeitando a multidão, o carnaval da região é visto como o mais rico em folclore do Brasil. Embora a tradição tenha surgido na região em 1931, foi em 2007  que os Bonecos Gigantes ganharam força com o objetivo de expressar a história e cultura do povo brasileiro.

5° Recife (PE)

Com uma programação única, a festividade de pernambuco é de chamar atenção de qualquer um. Por exemplo, Recife possui o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada.

4° São Luis do Paraitinga (SP)

 

Embora seja uma cidade pequena, São Luís do Paraitinga conta com o melhor carnaval do estado, com muita animação, dança e as famosas marchinhas tradicionais. Só neste ano de 2019, estima-se que 80 mil pessoas estavam curtindo a folia no município.

3° Ouro Preto (MG)

Popular em todo o país, a folia de Ouro Preto entrou em terceiro lugar da nossa lista, sendo uma das melhores opções do carnaval. Isso porque a cidade aposta pesado nas tradições com objetivo de manter os valores da festividade. Uma outra curiosidade é o enorme volume de universitário integrando os blocos organizadores dos desfiles.

2° Rio de Janeiro (RJ)

Como já citado antes, o carnaval do Rio de Janeiro é um dos maiores do mundo, já fez parte da edição do Guinness World Records. Com preparação de loga data, a folia é constituída por diferentes tipos de manifestações culturais, encontrando seu auge com os desfiles das escolas de samba.

1° Salvador (BA)

Entre as festividades do nosso ranking, a folia de Salvador é a mais famosa do planeta, sendo criada pelo povo para ser uma manifestação lúdica e autêntica. Além disso, a festa conta com dezenas de trios elétricos e artistas famosos da música baiana que arrastam uma multidão.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Agência irá avaliar qualidade da água de rio após queda de ponte

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira, 24, que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Essa medida se justifica devido à informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

O foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A ANA, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais. O objetivo é detectar os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d’água do rio Tocantins.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados. No entanto, ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.

Devido à natureza tóxica das cargas, no domingo e segunda-feira, 23, não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio. O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou nesta terça-feira, 24, a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Sala de crise

Na quinta-feira, 26, está prevista a reunião da sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins. Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp