Os 10 maiores gênios do mundo

Por Lígia Saba

Um gênio ou génio é uma pessoa com grande capacidade mental. Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Ao longo da história vários homens e mulheres a partir de seus feitos se destacaram como grandes gênios da humanidade. Para estudar esse gênios e comparar, a habilidade de diferentes pessoas em algumas áreas do pensamento, como matemática básica, raciocínio ou lógica, por exemplo, surgiu o teste do quociente de inteligência ou Q.I. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 gênios da atualidade que conquistaram os maiores resultados em testes de Q.I.

10. Judit Polgar

É uma grande mestre húngara de xadrez, considerada a mais forte jogadora da história. Em 1991, Judit tornou-se a pessoa mais jovem a conquistar o título de Grande Mestre Internacional, aos 15 anos, batendo o recorde do ex-campeão mundial Bobby Fischer. Q.I – 170.

9. Andrew Wiles

Andrew John Wiles é um matemático britânico. Professor na Universidade de Princeton, famoso por ter demonstrado, com a colaboração de Richard Lawrence Taylor, o Último Teorema de Fermat, considerado o problema matemático mais difícil do mundo, em 1994. Q.I – 170.

8. Paul Allen

Foi um empresário e filantropo americano, que em parceria com Bill Gates, fundou a Microsoft, maior e mais conhecida empresa de software do mundo. Q.I -170.

7. James Woods

O ator norte americano, ganhador de três prêmios Emmy e dois Oscar, é reconhecido como gênio desde sua infância, quando já demonstrava grande rapidez de raciocínio e sinais de inteligência pouco comuns à meninos da mesma idade. Nos anos 60, chegou a cursar ciências políticas no Instituto de tecnologia de Massachussets, mas ainda na faculdade entrou para o grupo de teatro “Dramashop” onde descobriu ali sua verdadeira vocação. Q.I – 180.

6. Philip Emeagwali

Philip Emeagwali é um cientista da computação nigeriano. Ele ganhou o Prêmio Gordon Bell de 1989 por preço-desempenho em aplicativos de computação de alto desempenho, em um cálculo de modelagem de reservatório de petróleo usando uma nova formulação e implementação matemática. Q.I – 190.

5. Marylin vos Savant

É uma escritora e colunista da revista Parade estadunidense, no qual responde a perguntas de seus leitores sobre matemática e ciência avançada. Q.I – 190.

4. Rick Rosner

O roteirista de TV norte-americano repetiu três vezes o último ano do ensino médio, dizendo que só queria mesmo arranjar uma namorada e fazer amigos. Hoje, é roteirista do programa de Jimmy Kimmel, mas, antes disso, trabalhou como patinador, porteiro, garçom, modelo de nu e stripper. Q.I – 192.

3. Kim Ung-Yong

Gênio coreano, começou a falar aos seis meses de idade e aos 5 anos já era fluente em japonês, coreano, alemão, inglês, chinês, espanhol, vietnamita e tagalo, idioma falado nas Filipinas. Após aparecer em um programa de TV, com apenas 8 anos, foi convidado pela NASA para estudar nos Estados Unidos e, aos 16, terminou seu doutorado em física. Depois de quatro anos trabalhando na agência espacial americana, Kim voltou para a Coréia e hoje é professor universitário. Q.I – 210.

2. Christopher Hirata

Físico morte americano, nascido em 1982. Aos 13 anos, tornou-se o mais jovem ganhador da Medalha de Ouro nas Olimpíadas Internacionais de Física. Com apenas 16 anos estava na NASA, trabalhando no projeto que explora as possibilidades da colonização de Marte. Em 2000, Hirata publicou um curioso estudo chamado “Termodinâmica da química humana” em que aplica conceitos da física e da química para explicar os relacionamentos amorosos. Q.I – 225.

1. Terrence Tao

Terence Chi-Shen Tao é um matemático australiano de origem chinesa. Trabalha principalmente nos domínios da análise harmónica, equações diferenciais parciais, análise combinatória, teoria dos números e teoria das representações. Aos 20 se tornou o professor mais jovem da Universidade da Califórnia, e hoje é reconhecido como um dos maiores matemáticos do mundo. Q.I – 230.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp