Por Ligia Saba
Assim como esculturas e pinturas, grandes construções também podem ser consideradas maravilhosas obras de arte. Ao longo da história diversas obras da arquitetura sobreviveram a fenômenos naturais e intervenções humanas e se destacaram por seus incríveis projetos e pela habilidade dos seres humanos em construir verdadeiras obras de arte imponentes e resistentes. Existem espelhadas ao redor do mundo verdadeiras maravilhas arquitetônicas, novas e antigas, projetadas por arquitetos renomados do passado e do presente. Pensando nisso separamos 10 projetos arquitetônicos de tirar o folego seja por sua beleza, magnitude, imponência, resistência ou inovação. Vem conferir nossa lista!
10. Partenon
Em Atenas, na Grécia, a construção foi erguida em 447 a.c. em homenagem a deusa Atena, que era a patrona desta grande cidade. Embora tenha sido parcialmente destruído em 1687, o Partenon ainda é um bom exemplo da arquitetura grega. Algumas de suas esculturas decorativas são consideradas obras-primas da arte grega. Até hoje, é um símbolo permanente da democracia ateniense, da Grécia antiga, da civilização ocidental e um dos maiores monumentos culturais do mundo.
9. Templo da Cidade Perdida
Localizada no centro de Pequim, a Cidade Perdida foi o palácio imperial chinês durantes o período da dinastia Ming até o fim da dinastia Qing (1420-1912). Este edifício serviu como o centro político e cerimonial do governo chinês, bem como o lar de muitos imperadores e suas famílias. O complexo da Cidade Perdida, onde o templo está situado, é composto por 980 edifícios diferentes, que foram construídos ao longo de um período de 14 anos. Em 1987, a Cidade Perdida foi declarada Patrimônio da Humanidade e é classificada pela UNESCO como a maior coleção mundial de estruturas de madeira antigas preservadas.
8. Biblioteca de Sainte-Geneviève
Projetada por Henri Labrouste, a construção localizada em Paris, se estendeu de 1838 a 1850. Sua sala de vidro e de leitura foram descritas como “magistrais” e a própria construção é considerada uma das maiores construções culturais do século XIX. A biblioteca contém um impressionante número de 2 milhões de documentos.
7. Fallingwater
A casa foi projetada por rank Lloyd Wright em 1935, na Pensilvânia. A construção está localizada, em parte, sobre uma cachoeira na região de Laurel Highlands. Em 1966, foi declarada marco histórico nacional, e foi incluída em uma lista do Instituto Smithsonian como um dos 28 lugares para visitar antes de morrer. Além disso, em 2007, ficou em 29º lugar na lista dos favoritos na arquitetura dos Estados Unidos.
6. Casa Milà
A Casa Milà é um edifício modernista localizado em Barcelona, e foi a residência privada final do seu criador, o famoso arquiteto Antoni Gaudí. Foi construída entre 1906 e 1910 e, devido à sua aparência não convencional, é comumente chamada de “La Pedrera”, que significa “pedreira aberta”. A construção tem várias inovações estruturais, como uma frente de pedra, uma garagem subterrânea, colunas e pavimentos sem paredes de suporte e vários elementos de escultura no telhado. Em 1984, a UNESCO declarou este edifício como Patrimônio da Humanidade.
5. Golden Bridge
Inaugurada em 2018 na área turística Bà Nà, em Da Nang, no Vietnã a ponte foi projetada pelo arquiteto TA Landscape Architecture. Com 150 metros de comprimento, localizada a uma altitude de cerca de 1 400 m (em relação ao nível do mar) nas Montanhas Anamitas, a ponte foi projetada para conectar a estação do teleférico com os jardins (evitando uma inclinação acentuada) e para fornecer um mirante panorâmico e atração turística. A construção gira quase em volta de si mesma e tem duas mãos gigantes, construídas de fibra de vidro e tela de arame, projetadas para parecer como mãos de pedra que sustentam a estrutura.
4. Hotel Morpheus
Localizado em Macau, o hotel foi projetado pela falecida Zaha Hadid e é o primeiro arranha-céu de exoesqueleto estrutural do mundo: uma grelha de aço envolve 40 pavimentos revestidos de vidro com uma fluidez inspirada nas esculturas chinesas de jade.
3. The Shard
Em Londres, na Ingaterra esse imponente arranha-céu foi projetado por Renzo Piano. Ele tem um estilo bastante singular, eclético, em aço e vidro, que se destaca na paisagem urbana de Londres. Até o momento, é o edifício mais alto da região, com 306 metros.
2. Opera de Sydney
Seu design, projetado por Jorn Utzon, foi bastante inovador para o século XX. O edifício, inaugurado em 1959, é composto por três conchas interligadas que servem de cobertura para as salas de espetáculos, além de outras instalações. Depois de mais de quarenta anos de funcionamento, essa grande obra se tornou símbolo da nação australiana, e cartão-postal da cidade de Sydney.
1. Templo de Lotús
O templo foi projetado pelo arquiteto Fariborz Sahba, em 1986, e está situado em Nova Deli, na Índia. Trata-se de um templo erguido para uma religião monoteísta chamada de Fé bahá’í, que prega a união espiritual. Sua ampla sala central possui nove acessos que simbolizam, justamente, a possibilidade da junção harmoniosa de pessoas de diferentes crenças por um mesmo propósito: o da paz.