Os 10 maiores roubos de dados de todos os tempos

Muitos acreditam que a segurança de sistemas computacionais são infalíveis. Entretanto, as coisas não são bem assim, a rede é um dos lugares mais perigosos para expor a vida privada, não sabemos quem pode chegar a ter acesso a nossas informações. Um exemplo disso aconteceu com a atriz Carolina Dieckmann que teve suas fotos íntimas vazadas na internet no ano de  2012.

Para demonstrar que a internet não é um lugar seguro, separamos 10 maiores roubos de dados de empresas que até então eram modelo em segurança na web. Confira:

10° Ubisoft

Fundada em 1986, a Ubisoft é uma companhia francesa do ramo de desenvolvimento e distribuição de games. Em 2013, a empresa foi invadida e 68 milhões de contas de usuário tiveram informações importantes vazadas. Entretanto, a situação só não foi pior devido a Ubisoft não armazenar dados bancários dos seus clientes.

9° Target. Corp.

Fundada por George Draper Dayton, a empresa atua na categoria de varejo online e é uma das mais bem sucedidas no ramo. Porém, Target sofreu, em 2014, o pior ataque de hackers da história da empresa, estima-se que 70 milhões de informações de contas dos usuários foram comprometidas, entre elas estão 40 de dados bancários.

8° Sony Corp.’s Playstation Network

Considerada uma das melhores e pioneiras no desenvolvimento de jogos, a empresa teve um grande fracasso em segurança em 2011. Estima-se que 77 milhões de clientes foram atingidos. O estrago foi tão grande que a companhia teve que desembolsar 170 milhões para cobrir os prejuízos.

7° Governo dos Estados Unidos

Se você achou as anteriores algo impressionante, imagina a invasão da rede do governo dos Estados Unidos? Isso aconteceu em 2005, quando a agência que administrava o sistema reparou o erro e percebeu que mais 76 milhões de informações dos militares haviam sido comprometidos. Esse episódio foi marcado como um dos piores roubos de dados do país.

6° AOL Inc.

Para quem não a conhece, a AOL é um portal provedor de serviços da web, sendo considerada pioneira nos Estados Unidos. Imagina o quanto de informações essa companhia detém hoje?! A empresa sofreu, em 2003, uma perda de 92 milhões de endereços de e-mails pelo próprio ex-engenheiro da companhia.

5° TJX Companies Inc.

Se ter informações vazadas já é ruim, imagina perceber e reparar o dano apenas um ano depois? Isso aconteceu com a TJX, que teve mais de 94 milhões de contas de cartão de créditos roubadas em 2005. Entretanto, a empresa só se deu conta do fracasso na segurança em 2016. Além disso, o hacker Alberte Gonzalez, responsável pelo crime, foi preso apenas em 2010.

4° Heartland Payment Systems Inc

Considerada, em 2014, como uma das companhias de processamento de pagamentos com maior volume de transações do mundo, a empresa entrou em nosso ranking com um dos maiores roubos de dados da história. Em 2009 a companhia virou alvo de um grupo de hackers que levou cerca de 130 milhões de registros de cartões de créditos.

3° Ebay Inac

Em 2013 a empresa revelou para o mundo, na intenção de manter a clareza e transparecia, o roubo de informações de mais de 145 milhões de usuário da plataforma. Os hackers precisaram de apenas alguns meses para gerar uma grande dor de cabeça na companhia, agiram entre o mês de fevereiro e maio de 2013.

2° Adobe Systems Inc

Em segundo lugar da nossa lista está a famosa multinacional americana de desenvolvimento de programas de computador, Adobe Inc. Em 2013 a empresa foi hackeada e cerca de 152 milhões de registros dos clientes foram roubados, incluindo dados bancários.

1° Heartland, Nasdaq, Dow Jones, Carrefour e mais

Considerado o maior ataque cibernético, as informações foram roubadas por um grupo de hacker russo. Com plano de pirataria, estima-se que mais de 160 milhões de dados foram comprometidos, gerando um prejuízo de mais 300 milhões de dólares. Entre as corporações afetadas encontramos a Bolsa de Valores Nasdaq, Carrefour, Global Payment e JCP.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidades nesta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira, 11, os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, pertencentes à Meta, apresentaram instabilidades que afetaram os usuários. Segundo o Downdetector, plataforma que monitora serviços online, os primeiros registros de falhas começaram por volta das 14h40, atingindo um pico de mais de 25 mil notificações acumuladas.

Os problemas foram relatados tanto nas versões mobile quanto desktop. No WhatsApp, as mensagens não carregavam, impossibilitando o envio e o recebimento. No Instagram e Facebook, os usuários não conseguiam publicar conteúdos ou acessar funcionalidades essenciais das plataformas.

Nas redes sociais, termos como “WhatsApp caiu”, “Instagram fora do ar” e “Facebook fora do ar” ganharam destaque no Google Trends, refletindo o aumento repentino nas buscas relacionadas às falhas. Pelo X, antigo Twitter, muitas pessoas relataram dificuldades, reforçando que o problema afetou todos os serviços da Meta de forma simultânea.

Após o horário de pico, as notificações de falhas começaram a apresentar redução gradativa, mas as redes sociais continuaram instáveis para uma parcela dos usuários.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp