Os 10 maiores tesouros encontrados

Imagina encontrar um artefato que vale mais do que o prêmio da loteria? Difícil de acreditar, não é mesmo? Entretanto, algumas pessoas viveram essa sorte, acharam tesouros que impressionaram o mundo inteiro. Nesta seção, separamos alguns desses sortudos, confira:

10° Temple of the Feathered Serpent

No centro do México, o arqueólogo Sergio Gómez encontrou mais de 70 mil artefatos no túnel de Teotihuacan. Alguns deles são tão preciosos que tem seu valor inestimável. Tudo começou quando o estudioso reparou algo estranho no local: a formação de uma pequena depressão na superfície. Então decidiu, depois da autorização, escavar a região, fazendo a grande descoberta.

9° Tesouro de Frome

No ano de 2010, Dave Crisp descobriu 52.503 moedas romanas dentro de um recipiente que estava enterrado. Depois de muito estudo, pesquisadores descobriram que o tesouro datava do século III e valia aproximadamente 300 mil dólares. Hoje, o item se encontra no Museu Britânico, em Londres.

8° Barley Field

Imagina encontrar por acaso 9 mil moedas enterradas depois de usar um detector de metal? Isso aconteceu com o jovem Barley Field. Ele viveu esse momento de sorte ao encontrar acidentalmente o tesouro quando estava brincando com um detector. O achado foi avaliado em 495 mil dólares.

7° Ringlemere Cup

Encontrado na Inglaterra em 2001, o artefato ocupou lugar em nosso ranking com o valor superior a meio milhão de dólares. O item, descoberto por Cliff Bradshw, se trata de uma louça feita de ouro maciço produzida na Idade do Bronze.

6° Tesouro Viking

A cultura viking é uma das mais apreciadas do planeta, sendo tema de grandes filmes e séries de televisão. Por isso o mundo ficou perplexo depois de uma grande descoberta realizada por David Whelan na Inglaterra, no ano de 2007. O sortudo encontrou artefatos vikings no valor de 1,3 milhões de dólares. Entres os achados estava 617 moedas de prata e 65 de ouro.

5° Tesouro de Hoxne

Avaliado em 4 milhões de dólares, o tesouro foi encontrado acidentalmente por Peter Whatling quando estava tentando encontrar um martelo perdido. O fazendo não tinha a menor ideia do que se tratava, mas logo descobriu que era um dos maiores achados da Britânia.

4° Tesouro de Staffordshire

Você ainda não acredita em sorte? Essa é sua chance de mudar de ideia. Avaliado em 4,2 milhões de dólares, Terry Herbert encontrou o tesouro em uma propriedade privada. A coleção foi registrada como uma das mais preservadas e valiosas de origem anglo-saxônica, contendo mais de 1,5 quilos de ouro.

3° Tesouro de Środa

A coroa com certeza é um dos objetos mais nobres de todos os tempos, tem o objetivo de apontar poder, grandeza e luxuosidade. Ornada em ouro e pedras preciosas, um desses artefatos foi encontrado na Polônia em 1985, sendo avaliado em 120 milhões de dólares.

2° Black Swan Project

Black Swan Project é o nome dado por uma descoberta de um valor de meio bilhão de dólares. O achado se trata de toneladas de moedas que estavam perdidas em alto mar desde de 1804. Pesquisadores afirmaram que o artefato era de origem espanhola e havia sido perdido pela frota Nuestra Señora de las Mercedes.

1° Tesouro Hindu

Na província de Kerala, na Índia, encontramos o tesouro mais preciosos do planeta, avaliado em 7,5 bilhões de dólares. Considerado o maior achado da cultura hindu, a descoberta foi realizada em uma câmara subterrânea de um templo consagrado ao deus Vishnu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp