Por Murilo Mendes Felipe
Quando pensamos em morar fora, é preciso colocar em questionamento a qualidade de vida. Dentre tantos fatores, podemos mencionar o emprego, poder de compra, acesso à saúde e à educação. Um estudo desenvolvido pelo U.S. News & World Report em parceria com a BAV Group, e a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, avaliou a percepção de 20 mil cidadãos num total de 73 países.
Se você está curioso pra saber essa lista, acompanhe agora.
10 – ALEMANHA
O país que ocupa a 10ª posição no nosso ranking é a Alemanha. O país é o mais populoso e também a maior economia da União Europeia. Além disso, a Alemanha está localizada no coração da Europa, fazendo fronteira com nove países. O país se destacou no ranking dos melhores países para morar por sua economia estável, seu bom mercado de trabalho, e por seus sistemas de saúde e de educação públicos bem desenvolvidos. De fato, quem mora na Alemanha encontra um sistema de saúde que funciona bem, uma educação pública gratuita de qualidade, e um mercado de trabalho bastante aquecido, com muitas ofertas de emprego para a mão de obra qualificada.
9 – FINLÂNDIA
A Finlândia se destaca por suas atuações em direitos civis, liberdade de imprensa e qualidade de vida. Além disso, o país foi um dos primeiros no mundo a conceder às mulheres o direito de voto e foi o primeiro país a legalizar o sufrágio universal. O país, que tem apenas 5 milhões de habitantes, possui uma densidade populacional bastante baixa, apesar de suas dimensões. Assim, a Finlândia é um dos países menos povoados da Europa.
8 – NOVA ZELÂNDIA
A Nova Zelândia se destacou na subcategoria qualidade de vida do ranking dos melhores países para morar por sua segurança e estabilidade política. Contudo, a acessibilidade financeira foi o aspecto pior avaliado no país, seguido pelo mercado de trabalho e a distribuição de renda.
7 – SUÍÇA
A Suíça se destacou na nossa lista de melhores países para morar por sua estabilidade econômica e por sua segurança, aspectos que recebem a nota máxima pelo índice da U.S. News & World Report. O país tem baixo desemprego, mão-de-obra qualificada e um dos maiores produtos internos brutos per capita do mundo.
6 – HOLANDA
É destaque por sua estabilidade econômica e política, e por seu sistema de saúde público bem desenvolvido. Por outro lado, a acessibilidade financeira e o mercado de trabalho foram os aspectos que receberam as piores notas dentre os avaliados no âmbito da qualidade de vida. A sociedade holandesa é conhecida por ser bastante tolerante, tendo sido o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e com posições liberais sobre drogas, prostituição, eutanásia e aborto. Além disso, outra curiosidade sobre a Holanda é a de que o país ostenta a maior concentração de museus do mundo.
5 – AUSTRÁLIA
Suas principais cidades obtêm bons resultados rotineiramente em pesquisas globais sobre a habitabilidade. Os aspectos que levaram a Austrália a se destacar no subgrupo Qualidade de Vida do ranking Best Countries 2020 dos melhores países para morar foram sua segurança, sua acessibilidade econômica e o seu mercado de trabalho. A nação tem uma alta taxa de participação em atividades esportivas e ostenta uma expectativa de vida comparativamente alta tanto para mulheres quanto para homens.
4 – NORUEGA
A Noruega é uma nação de alta renda, com um setor privado vibrante e uma rede de segurança substancial. A descoberta de petróleo e gás ao largo da costa nos anos 60 deu ao país um impulso econômico e hoje a Noruega é um dos principais exportadores de petróleo do mundo. O aspecto com maior destaque no estudo foi a distribuição de renda, que recebeu a nota máxima.
3 – SUÉCIA
O destaque do país vem de seu sistema de saúde público bem desenvolvido, por sua estabilidade econômica e por sua segurança. Quase todo o lixo da Suécia é reciclado e os suecos são considerados como algumas das pessoas mais generosas do mundo, doando cerca de 1% do produto nacional bruto a programas de ajuda humanitária a cada ano.
2 – DINAMARCA
Dentre os aspectos mais bem avaliados, estão os sistemas públicos de saúde e de educação, a segurança, e as estabilidades econômica e política. O país emprega um sistema universal de saúde no qual os cidadãos recebem, em sua maioria, assistência médica gratuita. O ensino superior também é gratuito. Além disso, o governo dinamarquês é visto como altamente estável e muito transparente.
1 – CANADÁ
Os entrevistados da pesquisa consideram o país norte-americano como o nº 1 por ser politicamente estável. Ademais, o país é visto como possuidor do sistema de saúde pública mais bem desenvolvido do mundo. Recebeu nota máxima nos aspectos sistema público de saúde e estabilidade política. Além disso, também apresentou notas altas para estabilidade econômica, mercado de trabalho, segurança e sistema público de educação.