Por Murilo Mendes Felipe
Começando com uma curiosidade, o levantamento da Ideal Consulting apontou que o consumo de vinho no ano passado cresceu consideravelmente, chegando a 2,38 litros por pessoa no segundo semestre. Era de se esperar que a quarentena ocasionasse aumento no consumo de bebidas alcóolicas, não é mesmo? Afinal, quem não teve algum hábito intensificado ou mesmo sentiu o emocional atingido de alguma forma?
Os vinhos selecionados aqui são brasileiros e de acordo com a classificação do Decanter World Wine Awards, uma marca de mídia de vinho e estilo de vida do vinho. Então, saiba quais foram os 10 melhores vinhos brasileiros do ano de 2020.
10 – Storia Merlot 2015 (Casa Valduga)
Um dos mais aclamados vinhos brasileiros, o Storia Merlot é produzido da Serra Gaúcha, pela vinícola Casa Valduga. Amadurecido por 20 meses em barris de carvalho francês, possui aromas de frutas vermelhas e especiarias. No paladar, sobressaem-se as notas de frutas secas e uvas passas. Combina com carnes assadas, molhos intensos, queijos e chocolate amargo.
9 – Prosecco Rosé Brut 2019 ( Vinícola Garibaldi)
Primeiro Prosecco Rosé do Brasil, este espumante da Vinícola Garibaldi é produzido da Serra Gaúcha. Sua composição possui 5% de uvas Pinot Noir, o que confere a coloração rosada. É um vinho delicado e cremoso, com aromas que lembram frutas cítricas, morangos e flores vermelhas. Refrescante e de acidez equilibrada, harmoniza com saladas, peixes, frutos do mar e sopas cremosas.
8 – Fumé Blanche Sauvignon Blanc 2019 (Vinicola Ferreira)
Produzido na Serra da Mantiqueira (MG), pela Vinícola Ferreira, este é um vinho branco aromático e refrescante, mas complexo em sabor. Possui aromas herbáceos e notas de maracujá, abacaxi e outras frutas tropicais. Com acidez marcante, harmoniza bem com queijos leves, peixes, massas com ervas frescas e saladas.
7 – Tempos de Goés Reserva Sauvignon Blanc 2019 (Vinícola Góes)
Este é um vinho branco fino seco, com “essência paulista”, produzido em São Roque (SP). Com forte expressão aromática, lembra figos, frutas tropicais e especiarias. É marcante no paladar, mas fácil de consumir. Com leve frescor natural, harmoniza perfeitamente com saladas (sem vinagre), pratos vegetarianos com grãos e ervas, peixes grelhados e risoto de frutos do mar.
6 – Terroir Chardonnay 2019 (Casa Valduga)
Premiado em várias competições, este é um vinho branco seco 100% Chardonnay, produzido na Serra Gaúcha. Possui fineza surpreendente e intensidade de aromas, com notas de frutas tropicais frescas, como pera e abacaxi. Refrescante e equilibrado, apresenta um retrogosto frutado e harmoniza bem com queijos cremosos, peixes grelhados, massas com molhos leves e frutos do mar.
5 – Terroir Merlot 2015 (Casa Valduga)
Produzido na Serra Gaúcha, este é um tinto elaborado com uvas de vinhedos com produção limitada. Armazenado por oito meses em barricas de carvalho francês, possui notas de amora, ameixa, cacau e baunilha. Encorpado e com acidez moderada, harmoniza perfeitamente com carnes assadas, ragus, queijos maduros e risoto de cogumelos.
4 – Vale da Pedra Sirah 2018 (Guaspari)
Vinho 100% Sirah, envelhecido por sete meses em barricas de carvalho francês e produzido no Espírito Santo. Possui aromas de cassis, jaboticaba, ameixa e uma leve nuance salgada. No paladar, apresenta traços de café expresso, com excelente equilíbrio de acidez. Segundo a vinícola, o ideal é harmonizá-lo com carré de cordeiro, cuscuz marroquino, arroz de pato ou legumes ao curry.
3 – Luiz Porto Cabernet Sauvignon 2015 (Luiz Porto Vinhos Finos)
Produzido em Minas Gerais, este é um tinto 100% Cabernet Sauvignon, envelhecido por doze meses em barricas de carvalho francês. Apresenta aroma elegante, delicado e complexo, com notas balsâmicas e de finas especiarias. No paladar, impressiona pela pureza e sutileza da fruta. Harmoniza com pratos diversos, como risotos, carnes assadas, feijão tropeiro e costelinha suína.
2 – Brandina Assemblage 2014 (Villa Santa Maria)
Este tinto gaúcho possui em sua composição 71% de uva Merlot, 17% de Cabernet e 12% de Cabernet Sauvignon. Seus aromas misturam frutas maduras, como cerejas e ameixa, e nuances de especiarias e café. Agradável e de corpo leve, harmoniza perfeitamente com queijos suaves, carnes mais leves, risotos e massas com molhos intensos.
1 – Paradigma Rotto Cabernet Sauvignon 2011 (Vinicola Franco Italiano)
Amadurecido por 24 meses em barricas de carvalho francês, este é um vinho com nível alcoólico mais intenso, com camadas de couro e sabor tostado provenientes da madeira. Apresenta boa acidez e aromas de cogumelos, tabaco e frutas escuras maduras. Combina perfeitamente com carnes vermelhas gordurosas, queijos maturados e risotos mais intensos.