Press "Enter" to skip to content

Os 10 países mais pobres do mundo

Última atualização 08/08/2020 | 00:45

Para classificar um país é levado em consideração não apenas o grau de riqueza, mas a expectativa de vida, a mortalidade infantil, o nível de educação, entre outros fatores relacionados à saúde e desenvolvimento. Portanto, as nações mais pobres do mundo passam por graves problemas econômicos e sociais. O ranking para saber quais são eles é feito e divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Conheça a seguir os 10 países mais pobres do mundo:

10° Serra Leoa

Localizado na África Ocidental, Serra Leoa tem uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes. O país é rico em minérios como ferro, diamante e bauxita. Além disso, apresenta intensa atividade extrativista. No entretanto,  as extrações são administradas por companhias estrangeiras. Outro fator importante é que Serra Leoa passou por uma guerra civil nos últimos anos, responsável pela devastação do país.

PIB per Capita: 1.690 dólares
IDH: 0,438

9° Sudão do Sul

O Sudão do Sul está localizado ao nordeste da África e possui a população de aproximadamente 11 milhões de habitante. É considerado um país super jovem por ter adquirido a independente em 2011. Além disso, essa nação passa por uma crise humanitária de grandes proporções, sem contar a possibilidade de possíveis guerras e conflitos étnicos.

PIB per Capita: 1.670 dólares
IDH: 0,413

8° Libéria

Localizada na África Ocidental, faz fronteira ao norte com a Serra Leoa e Guiné. Com o significado “liberdade”, Libéria foi fundado para servir como uma colônia destinada a ex-escravos provindos dos Estados Unidos. Hoje, o país possui a população de 4,2 milhões de habitantes.

A economia da nação é basicamente agrícola, sendo o café e o cacau os principais produtos exportados.

PIB per Capita: 1.410 dólares
IDH: 0,465

7° Moçambique

Moçambique está localizado no sudeste do Continente Africano, é um país banhado pelo Oceano Índico. A região foi colonizado pelos portugueses até 1970, onde conseguiu sua independência. Com o passar do tempo, a nação apresentou um forte crescimento no setor industrial, com a fabricação de alumínio, produtos químicos, , alimentos e bebidas. Contudo, esse crescimento não foi significativo a ponto de transparecer no PIB per capita .

PIB per Capita: 1.300 dólares
IDH: 0,446

6° Malawi

Localizado na África Oriental, parte da região de Malawi é banhada pelo Lago Niassa. O inglês é a língua oficial do país. Além disso, a nação já recebeu o título de país mais pobre do mundo pelo FMI em 2005, mas a sua economia tem melhorado, retirando-se desta posição.

PIB per Capita: 1.240 dólares
IDH: 0,485

5° Níger

Níger fica na África Ocidental e faz fronteira com a Argélia, Líbia, Mali, Burkina Faso, Benim, Nigéria e Chade. É uma das maiores nações do continente, porém grande do território é composta pelo Deserto do Saara. Sua população é maioritariamente islâmica e tem o francês, legado do período colonial, como língua oficial. Além disso, sua economia é centrada na agricultura de subsistência e boa parte de sua população sofre com a falta de escolas, saneamento básico, alimentos, assistência social e de saúde.

PIB per Capita: 1.110 dólares
IDH: 0,377

4° Eritreia

Localizada no Chifre da África, Eritreia possui cerca de 5 milhões de habitantes, composta por nove grupos étnico. A nação viveu muitas invasões e passou um longo período em guerra contra a Etiópia. Tudo isso gerou terríveis danos ao desenvolvimento do país, que ,nos dias de hoje, sobrevive basicamente da agricultura de subsistência.

PIB per Capita: 1.060 dólares
IDH: 0,434

3° República Democrática do Congo

Localizada na África Central, é o segundo país do continente: superado apenas pela Argélia. Esta nação tem o francês como língua oficial.

Embora a região seja reconhecido pela riqueza em recursos naturais, sendo o segundo em biodiversidade, é o terceiro mais pobre do mundo. Sua principal atividade econômica é a mineração.

PIB per Capita: 849,13 dólares
IDH: 0,459

2° República Centro-Africana

A República da África Central ou República Centro-Africana, como o próprio nome já diz, fica no centro do continente Africano. Embora a nação seja rica em recursos naturais e minerais, como ouro, petróleo, urânio e diamantes, é o segundo país mais carente do planeta. Muito disso é consequência da nação viver em constante guerra civil.

PIB per Capita: 822,55 dólares
IDH: 0,381

1° Burundi

A República do Burúndi, localizado na região dos Grandes Lagos Africanos, não conta com grande diversidade de recursos naturais e apresenta um setor industrial fracamente desenvolvido. Além disso, grade parte da população trabalha com agricultura de subsistência.

PIB per Capita: 727,17 dólares
IDH: 0,423