Os 10 planetas mais misteriosos

Cientistas encontram 85 planetas em zona de temperatura adequada para a vida

Por Murilo Mendes Felipe

 

A humanidade desconhecia a existência de planetas em outros sistemas estelares até 1992, quando os astrônomos Aleksander Wolszczan e Dale Frail descobriram dois orbitando a uma distância de 2.300 anos-luz da Terra. A descoberta só foi possível porque eles acharam estranha a oscilação na luz emitida. Desde então, foi possível confirmar a existência de mais de 4.000 exoplanetas, e ainda há cerca de 3.000 em análise, que podem ser confirmados em breve.

Ainda é bem difícil sair por aí explorando outros mundos, mas é possível que alguns desses 10 planetas que vamos mencionar, haja chance de encontrar vida fora do planeta Terra.

Vamos conhecê-los?

 

1 – J1407b

Localizado fora do sistema solar, esse planeta tem anéis como os de Saturno, porém, eles ocupam uma área 640 vezes maior do que a do nosso vizinho de Via Láctea.

 

2 – Gliese 581c

Localizado a 20 anos luz da Terra, esse planeta possui uma área com clima habitável, o que indica que possa existir vida por lá. Uma mensagem de rádio foi enviada ao planeta em 2008, mas, graças à distância, só deve chegar em 2029.

 

3 – 55 Cancri E

Esse planeta é duas vezes maior do que a Terra, mas pesa 8 vezes mais! Como acredita-se que grande parte de sua massa seja composta de carbono, é bastante provável que sua superfície seja repleta de diamantes.

 

4 – Psr J1719–1483 B

A estrela orbitada por este planeta é tão compacta que possui apenas 19 km – apesar disso, sua massa é 1,4 vezes maior do que a do Sol.

 

5 – Wasp-12b

Ao invés de refletir a luz no espaço, este planeta “come” a iluminação e é capaz de abocanhar pelo menos 94% das luzes em sua atmosfera.

 

6 – Gj-504b

Formado “recentemente”, esse planeta ainda emite calor, o que faz com que sua superfície tenha uma cor próxima do rosa.

 

7 – Psr B1620-26 B

Com 13 bilhões de anos, este é talvez um dos planetas mais velhos que existe e provavelmente é apenas 1 bilhão de anos mais jovem do que o universo.

 

8 – Tres-4b

Considerado um dos maiores planetas já descobertos, ele tem uma densidade tão baixa que sua superfície é considerada “fofa” e se parece com a de uma rolha.

 

9 – Ogle-2005-Blg-390lb

Um dos planetas mais gelados do universo, com uma temperatura em sua superfície de -220 °C.

 

10 – Kepler-438b

Este é o planeta mais parecido com a Terra em termos de massa. Graças a isso, acredita-se que sua superfície possa ser habitável.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp