Os 10 rios mais extensos do mundo

Confira a lista dos maiores rios, em extensão, do mundo

Por Lígia Saba 

Os rios são grandes reservatórios de água doce que contribuem para a sobrevivência da vida na Terra. Eles estão distribuídos de forma desigual pelo planeta, o que nos faz pensar na sua importância no cenário mundial, considerando que muitas sociedades percorrem quilômetros de distância para chegar até a água doce. Você sabe onde estão localizados os maiores rios do mundo? Preparamos uma lista com os 10 rios mais extensos do planeta. Vem conferir!

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

10. Rio Mekong 

Localizado no sudeste da Ásia, o rio Mekong atravessa Laos, Tailândia, Camboja, Vietnã e Mar da China Meridional. Com um comprimento variável entre 4 350 e 4 990 km,  é o principal centro de cultura e transporte para os aldeões vietnamitas, pois os proprietários de empresas criam mercados flutuantes onde vendem vários produtos, como peixes, doces, frutas e vegetais.

9. Rio Paraná

O rio Paraná é o principal formador da Bacia do Prata e é considerado em sua extensão total, que vária entre 4.500 e 4.800 km, até a foz do Estuário da Prata o nono maior rio do mundo em extensão e o segundo maior da América do Sul.

8. Rio Congo 

Rio Congo, também conhecido como rio Zaire, é o segundo maior rio da África e o oitavo do mundo, com uma extensão total de aproximadamente 4 700 km. É o principal meio de transporte da África Central, criando mais de 9.000 milhas de rotas de navegação que transportam mercadorias no dia a dia.

7. Rio Amarelo 

Frequentemente chamado de “o berço da civilização chinesa”, o rio Huang He ou Rio Amarelo, é o segundo maior rio da China com 5.464 km de extensão.  É de grande importância para a economia chinesa, pois o seu vale tem terras férteis, bons pastos e importantes jazidas minerais.

6. Rio Yenisei-Angara-Selenga

Este rio se situa na Rússia central e faz parte da lista de vários rios mais longos da Ásia com cerca de 5550 km de extensão.

5. Rios Ob-Irtysh

A conexão entro os rios Ob e Irtysh atravessa a Rússia com uma extensão aproximada de 5.568 km.

4. Rio Mississippi-Missouri

O rio Missouri é considerado a continuação a montante do rio Mississippi. E este, por sua vez, carrega mais água do que o rio Mississippi na confluência dos dois rios decorrendo uma extensão de 5.969 km e formando a maior bacia hidrográfica da américa do norte.

3. Rio Yangtzé

É o maior rio da Ásia, e seu nome se traduz como “filho do oceano”. Percorre 6 300 quilômetros desde sua nascente, nos montes Kunlum, até ao mar da China Oriental, sempre na República Popular da China.

2. Rio Amazonas 

O rio Amazonas, localizado na América do Sul, é o segundo maior rio do mundo tanto em extensão territorial e o maior em volume de água. Com 6400 Km de extensão, percorre o norte da América do Sul, a floresta amazônica e deságua no Oceano Atlântico.

1. Rio Nilo

O rio mais extensos do mundo, atravessa o norte da África e é famoso por sua história antiga e pelos sítios arqueológicos que existem nas suas margens. Este rio tem uma bacia de drenagem que se estende por 11 países, da Tanzânia à Eritreia percorrendo 6.695 km.

Tags: