DE em 1 Minuto: Os efeitos adversos mais comuns do Ozempic
O Disque Denúncia (2253-1177) divulgou, neste domingo (22), um cartaz para auxiliar na localização e prisão de suspeitos de integrar uma quadrilha que fraudava no Rio caixas do medicamento Ozempic – utilizado para controle de diabetes e emagrecimento. O grupo foi identificado em investigações da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor (DECON) e da 13ª DP (Ipanema). A polícia agora tenta localizar e prender os irmãos Wandell Augusto Souza Lopes, de 28 anos e Wendell Augusto Souza Lopes, de 33 e George Moreno Souza do Bomfim, de 26. De acordo com as investigações, o grupo adulterava canetas de insulina Fiasp para simular o produto original. A fraude envolvia a devolução de medicamentos adulterados a farmácias após simulação de compras com cartões de crédito inválidos, gerando prejuízos financeiros e colocando em risco a saúde pública.
Os denunciados, ainda segundo a polícia, adulteravam as caixas e canetas injetáveis de insulina, substituindo o conteúdo por um medicamento de baixo custo (Fiasp) e aplicando rótulos falsificados de Ozempic. As caixas falsas eram utilizadas em esquemas de entrega com pagamento na hora, onde motoboys de farmácias entregavam o produto a integrantes do grupo que, sob o pretexto de conferir a qualidade, trocavam as embalagens originais pelas adulteradas. O golpe era concluído quando o suposto comprador simulava a tentativa de pagamento, que invariavelmente falhava. Com isso, os medicamentos adulterados eram devolvidos à farmácia como se fossem os originais.
Em uma das fraudes, uma vítima adquiriu o produto falso e precisou ser internada após a aplicação do medicamento e aplicar a insulina como se fosse Ozempic. Em um único episódio, o grupo conseguiu substituir seis caixas do medicamento avaliadas em aproximadamente R$ 1 mil cada, causando prejuízo de R$ 6 mil a uma das redes farmacêuticas. Diante dos fatos, O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do núcleo Rio de Janeiro, denunciou à Justiça os três criminosos pelos crimes de Associação Criminosa e Estelionato e contra eles foram expedidos mandados de prisão, pelo Juízo da 14ª Vara Criminal da Capital, que determinou a prisão preventiva dos denunciados, que já são considerados foragidos.
Quem tiver informações sobre a localização dos três foragidos da Justiça, favor denunciar pelos seguintes canais de atendimento do Disque Denúncia do Rio: Central de atendimento/Call Center: (021) – 2253 1177 ou 0300-253-1177, WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa), Aplicativo: Disque Denúncia RJ, Anonimato Garantido.