“Os Simpsons” previu conflito entre Rússia e Ucrânia nos anos 90

Em meio aos ataques comandados pelo exército russo ao território ucraniano, fãs do seriado “Os Simpsons” encontraram uma referência que liga o episódio aos momentos atuais dos países. O episódio em questão é de 1998,  e faz parte da 9º temporada da série. A guerra entre os dois países completará um ano no mês que vem.

O episódio intitulado de “Simpson Tide” conta como Homer Simpson jogou um capitão de submarino em águas russas. A consequência para a ação de Homer, que no episódio era um soldado da marinha norte-americana, levou a descoberta do espião da nação de Vladimir Putin.

A revelação mostrou que a Rússia jamais havia dissolvido as tropas e os tanques de guerra da antiga União Soviética. O país havia exposto suas intenções em uma conferência entre os representantes dos países e até o Muro de Berlin pode ser visto de forma rápida na cena do seriado de desenho animado.

Retorno

A cena começa com o embaixador da Rússia afirmando ao embaixador americano que “a União Soviética teria o prazer de oferecer anistia ao navio rebelde”. Quase sem reação, o diplomata americano responde perguntando “União Soviética? Achei que vocês tivessem acabado?”. Foi a deixa para o representante russo retrucar “Sim, é isso que queríamos que você pensasse”.

Confira o vídeo com a cena:

Previsão

O seriado é atualmente produzido por Al Jean, que também faz parte do grupo de roteiristas do programa. O escritor se manifestou no Twitter sobre o episódio. “Odeio dizer isso, mas nasci em 1961. Então, 30 anos da minha vida foram gastos com o fantasma da União Soviética. Então, para mim, isso é, infelizmente, mais a norma do que uma previsão. Achamos que as coisas iam dar errado”, comentou . Iniciada em 1989, “Os Simpsons” já contam com mais de 10 mil episódios ao longo dos seus mais de 30 anos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp