O Oscar 2022 tem como principal objetivo reservar uma noite memorável para os fãs da sétima arte. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organizadora da principal cerimônia do cinema internacional, divulgou os primeiros apresentadores deste ano. Entre os nomes, destaca-se o da atriz e cantora Lady Gaga, que venceu uma estatueta de Melhor Canção Original em 2019, por “Shallow”. Mas, além disso, o que já sabemos sobre a 94ª edição do festival?
Um guia do Oscar de 2022
O ponto principal em uma noite de Oscar é, obviamente, a lista de filmes. Os indicados deste ano incluem faroestes, dramas, musicais, animações e filmes de super-herói. No topo da relação, está Ataque dos Cães, que recebeu 12 nomeações. A ficção científica Duna surge logo atrás, com dez. Para conferir todos os indicados do Oscar de 2022, basta acessar este link.
Além dos filmes que estarão presentes na cerimônia, a Academia divulgou uma novidade com um intuito bem claro: recuperar a audiência em queda nos últimos anos. A estratégia da instituição é de reduzir a duração da cerimônia, que costuma girar em torno de 3h. Para isso, as seguintes categorias terão seus vencedores revelados uma hora antes das outras premiações: Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Documentário em Curta-Metragem, Melhor Curta em Animação e Melhor Curta-Metragem. Ainda nesta mesma linha de raciocínio, a Academia terá o Oscars Fan Favorite, que elegerá o filme favorito do público na temporada que passou. Atualmente, a obra que lidera a votação popular é Cinderela, estrelada por Camila Cabello.
A novidade mais recente foi a revelação dos primeiros apresentadores do Oscar de 2022. Lady Gaga (Nasce Uma Estrela), Zoë Kravitz (The Batman), Chris Rock (Gente Grande), Kevin Costner (Os Intocáveis), Youn Yuh-jung (Minari) e Rosie Perez (Faça a Coisa Certa) estão na lista. Nos próximos dias, a Academia revelará uma nova leva de artistas que comandarão a premiação. A cerimônia acontecerá no dia 27 de março no Dolby Theatre, em Los Angeles.