A Academia divulgou nesta quinta-feira, 22, a lista de indicados ao 98º Oscar. Produções como Uma Batalha Após a Outra, Hamnet e o brasileiro O Agente Secreto apareceram em mais de uma categoria, mas o destaque ficou para Pecadores, que liderou a premiação com 16 indicações.
O longa superou o recorde histórico de indicações ao Oscar, que até então era de 14, marca alcançada por A Malvada (1950), Titanic (1997) e La La Land: Cantando Estações (2016).
Protagonizado por Michael B. Jordan — também indicado ao prêmio de Melhor Ator —, o filme acompanha os irmãos gêmeos Smoke e Stack, que retornam à cidade natal e compram uma antiga serraria com o plano de transformá-la em um bar de blues. A direção é de Ryan Coogler. No Critics Choice Awards 2026, a produção recebeu 17 indicações, sendo a mais lembrada da edição.
Ambientada no Delta do Mississippi em 1932, a trama se passa algumas décadas após o fim da escravidão nos Estados Unidos e retrata uma comunidade negra marcada pela segregação e pela violência de grupos de ódio, como a Ku Klux Klan.
Os irmãos recrutam conhecidos da região e o primo mais novo, Sammie (Miles Caton), um músico talentoso que enfrenta repressão do pai, um pastor. A narrativa ganha contornos sobrenaturais quando três pessoas brancas aparecem no local e se revelam vampiros dispostos a espalhar o caos durante a noite.
A produção combina referências históricas, música e elementos sobrenaturais ao longo da narrativa.
Indicações de “Pecadores” ao Oscar 2026:
-
Melhor Filme
-
Melhor Diretor
-
Melhor Ator
-
Melhor Atriz Coadjuvante – Wunmi Mosaku
-
Melhor Ator Coadjuvante – Delroy Lindo
-
Melhor Roteiro Original
-
Melhor Elenco
-
Melhor Design de Produção
-
Melhor Canção Original
-
Melhor Trilha Sonora Original
-
Melhor Figurino
-
Melhor Cabelo e Maquiagem
-
Melhor Montagem
-
Melhores Efeitos Visuais
-
Melhor Fotografia
-
Melhor Som



