O outono começou com geada e temperatura de 2,1°C na Serra Catarinense, mais precisamente na região do Vale dos Caminhos da Neve, a cerca de 3 quilômetros do centro de São Joaquim, nesta quinta-feira (20). São Joaquim, conhecida como uma das cidades mais frias do país, registrou 2,11°C às 7h, segundo a Epagri/Ciram, órgão responsável pela medição e acompanhamento meteorológico na região. O fenômeno da geada já havia sido observado no município no dia anterior e no domingo.
Além de São Joaquim, outras cidades serranas como Urubici e Urupema também marcaram baixas temperaturas, registrando 3,78°C e 3,26°C, respectivamente, às 7h desta quinta-feira. Com a chegada do outono, a previsão é de que as temperaturas se mantenham acima da média em grande parte do país. A nova estação terá duração até o dia 20 de junho, conforme indicado pela Climatempo.
De acordo com o meteorologista Vinicius Lucyrio, da Climatempo, a previsão para o outono de 2025 é de uma estação com chuvas dentro da média e temperaturas acima do esperado para o período. Apesar do calor previsto, o especialista destaca a possibilidade de grande amplitude térmica nos próximos meses, além de menor chance de ocorrência de ondas de calor. A estação traz consigo oportunidades para o turismo, com o frio atraindo visitantes para regiões como Santa Catarina.
Urubici, localizado próximo a São Joaquim, figura como o único município brasileiro na lista dos 10 destinos mais acolhedores do mundo, segundo uma plataforma de viagens. Com diversas atrações turísticas que vão além do clima frio, Urubici tem conquistado cada vez mais visitantes em todas as estações do ano, especialmente em períodos de feriado e recessos escolares. Entre os pontos turísticos mais conhecidos da região estão o Morro do Campestre, Serra do Corvo Branco, Cânion Espraiado, Parque Véu de Noiva e outros.
Com a chegada do outono, as paisagens da Serra Catarinense se tornam ainda mais encantadoras, proporcionando aos turistas e moradores locais experiências únicas em meio à natureza exuberante da região. A previsão de temperaturas acima da média não afasta a valorização do clima mais ameno característico da estação, tornando o cenário ainda mais convidativo para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.