Outubro Rosa lembra a luta contra o câncer de mama

O mês de outubro, na área da saúde, é dedicado à prevenção e controle do câncer de mama. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia lembra da importância da realização do auto exame e dos exames clínicos, como q mamografia.

A secretaria recomenda que as mulheres escolham seu mês de aniversário para a realização dos exames, de modo a evitar que o sistema de saúde se sobrecarregue. O quanto antes esta doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.

Em Goiânia, são 81 unidades primárias que entendem solicitações de mamografias, ultrassom da mama, exames de prevenção de colo de útero e exames pré-natal. Por causa da pandemia, as consultas nas Unidades Básicas deverão ser agendadas.

Mulheres com histórico de câncer na família devem prestar atenção redobrada. O auto exame também pode ajudar a mulher a encontrar caroços na mama, acompanhados ou não de dor. Fiquem atentas!

(imagem: curta mais)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos