OVG abre inscrições para 10 mil bolsas

O Programa Bolsa Universitária (PBU), desenvolvido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), está com processo seletivo aberto para preenchimento de 10 mil bolsas de estudo, sendo dessas nove mil parciais e mil integrais. As inscrições podem ser feitas até primeiro de março, exclusivamente pelo site. Dessa forma, o candidato deve clicar no banner Bolsa Universitária, no lado direito da página, entrar no link Inscrições, preencher o formulário e em seguida, imprimir o documento.

Com isso podem concorrer à bolsa integral, estudantes com renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos, e à bolsa parcial os que têm renda bruta familiar mensal de até seis salários mínimos. É importante ler com atenção o edital que está disponível no site para se inteirar de todos os requisitos exigidos pelo programa no processo seletivo. Assim, no dia 9 de março será divulgada, às 18 horas, no site da OVG a convocação dos candidatos selecionados e datas para a entrevista. Os documentos do candidato (cópia e original para conferência) e do grupo familiar (cópia) devem ser apresentados somente na data agendada para a entrevista. A documentação exigida também está no edital.

Histórico

Criada em 1999, a Bolsa Universitária é destinada a alunos matriculados em instituições particulares de ensino superior no Estado ou em Fundações que cobram mensalidade. Neste período, o programa beneficiou um total de 187 mil estudantes. O PBU tem 75 Instituições de Ensino Superior cadastradas, contempla estudantes de 223 municípios goianos e conta com 1.356 entidades parceiras para o cumprimento da contrapartida, uma exigência feita aos bolsistas, que passam a atuar em instituições governamentais ou não governamentais, cumprindo jornada compatível com seus horários na faculdade ou no emprego.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp