OVG amplia projeto Meninas de Luz para o interior

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) vai ampliar o programa Meninas de Luz para o interior do Estado. A primeira unidade fora de Goiânia foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (31) em Alto Paraíso. O Meninas de Luz funcionará em parceria com a Prefeitura Municipal, no prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Setor Novo Horizonte. O governador Marconi Perillo, a presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, e o diretor geral da Organização, major Anderson Augusto Tavares de Souza, participaram da solenidade de inauguração.

O município ficará responsável pelos técnicos e pelo local onde funcionará o programa. A OVG fará o treinamento da equipe, o monitoramento do trabalho e a doação de kits de enxoval de bebê. A equipe de Alto Paraíso, responsável pela condução das atividades, já recebeu treinamento.

Na semana passada, a primeira-dama do município, Maiusa Leite, que é secretária da Rede de Proteção Social, e sua equipe estiveram no Centro Social Dona Gercina e conheceram um pouco sobre o funcionamento do programa. Segundo ela, no início, cerca de 25 adolescentes e jovens serão atendidas pelo Meninas de Luz.

O programa vai priorizar os 32 municípios com maior índice de mortalidade infantil, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás. No entanto, o diretor geral da OVG, major Anderson Augusto Tavares destaca que “os técnicos da Organização estão prontos para atender e oferecer o treinamento necessário para outros que se interessarem”.


Atendimento multiprofissional

O Programa Meninas de Luz tem como objetivo promover o envolvimento, socialização, melhoria da autoestima e capacitação de gestantes até 21 anos de idade. Por meio de uma ação efetiva de uma equipe multiprofissional, oferece à gestante, informações sobre educação sexual, planejamento familiar, cuidados com o bebê, direitos do cidadão, além de atendimento pré-natal e odontológico. As jovens ainda participam de passeios e de ensaios fotográficos que contribuem para elevar a autoestima. Após o nascimento da criança, a mãe e o bebê continuam recebendo orientação e apoio, por um ano, incluindo recebimento de medicamentos contraceptivos.

*Informações da Assessoria de Comunicação e Marketing da OVG

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp