A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Goiás Social divulgaram, nesta quarta-feira, 30, o resultado final do processo seletivo para cinco mil novos bolsistas do Programa Universitário do Bem (ProBem).
A lista dos estudantes classificados está disponível no site da OVG, onde é possível conferir também o tipo de benefício concedido – parcial ou integral – conforme dados de vulnerabilidade da família do candidato.
Para participar da seleção, todos os inscritos precisaram estar com registro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), condição essencial para a análise socioeconômica exigida pelo programa.
Os universitários beneficiados têm até o dia 15 de agosto para efetivar a sua matrícula na Instituição de Ensino Superior (IES). Caso esse pré-requisito não seja cumprido, o estudante perderá o direito ao benefício e a bolsa será direcionada aos próximos classificados, conforme prevê o edital.
O resultado da 2ª chamada está previsto para 19 de agosto.
Os contemplados vão receber o benefício a partir da matrícula deste semestre, ou seja, julho de 2025. Caso o beneficiário já tenha arcado com os custos da matrícula e ganhe a bolsa, poderá solicitar à faculdade o reembolso do valor ou da diferença, dependendo do tipo de bolsa.
“É uma alegria muito grande ver que mais cinco mil estudantes vulneráveis de todas as regiões de Goiás terão o futuro transformado com a ajuda do Governo de Goiás”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
“O ProBem é o caminho para o futuro. Uma iniciativa que traz um Banco de Oportunidades que desenvolve talentos e ajuda os universitários a estabelecerem e se colocarem no mercado de trabalho, obtendo assim emprego e renda.”, completa a coordenadora.
ProBem
Criado pelo atual governo, o ProBem amplia a capacidade de atendimento aos mais vulneráveis, trazendo maior segurança ao processo seletivo, promovendo a redução das desigualdades sociais por meio do acesso ao ensino superior, além de gerar mão de obra qualificada.
Desde 2019, o Programa já beneficiou 49.369 estudantes matriculados em 117 cursos diferentes e contemplou universitários residentes em 239 municípios goianos. Ao todo, 117 Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas em Goiás recebem bolsistas do ProBem.