OVG oferece mais de 500 vagas para qualificação profissional e outras atividades

O Centro da Juventude Tecendo o Futuro está com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional e atividades esportivas, culturais e de tecnologia totalmente gratuitos, para início em agosto e setembro de 2023

Administrado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Centro da Juventude Tecendo o Futuro, via Goiás Social, tem capacidade para atender, mensalmente, de forma digna e acolhedora, jovens em situação de vulnerabilidade social.

Ao todo, são 508 vagas para os períodos matutino e vespertino. As oportunidades são para adolescentes e jovens, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 21 anos, residentes em Goiânia e região metropolitana.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

São oferecidas vagas para cursos nas áreas de beleza, culinária e gastronomia, costura, vendas, marketing digital, multimídia, assistente administrativo, robótica e karatê, além de jiu-jistu, basquete, futsal e vôlei.

As inscrições são feitas apenas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das oito às 11 horas e das 13 às 16 horas, na sede do Centro da Juventude Tecendo o Futuro, que fica na Avenida Cristóvão Colombo, esquina com a Rua Managuá, Jardim Novo Mundo, em Goiânia.

É preciso apresentar RG e CPF do adolescente e responsável e comprovantes de endereço e de escolaridade.

Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3201-6983, (62) 3270-8500 e (62) 99941-6090.

TECENDO O FUTURO

A unidade funciona em um local amplo e moderno, inaugurado em junho do ano passado pelo Governo de Goiás que investiu quase R$ 9 milhões no espaço.

O Centro conta com uma piscina semiolímpica para atividades aquáticas, quadra poliesportiva, espaço destinado a aulas de vôlei, basquete, futsal, handebol e tênis de mesa, ambientes reservados para a prática de artes marciais e aulas de música e dança.

Além de ofertar qualificação profissional e atividades esportivas, culturais e de tecnologia, a unidade também abriga o Meninas de Luz, que cuida e ampara adolescentes grávidas em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 12 e 21 anos, inclusive vítimas de violência sexual.

O Programa favorece atendimento multiprofissional, que visa garantir uma gestação mais tranquila e saudável para a mãe e o bebê.

A primeira-dama Gracinha Caiado reforça que o Centro da Juventude Tecendo o Futuro é um projeto inovador, pensado para oferecer segurança, conforto e dignidade a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. E o mais importante: prepará-los para o futuro, para o mercado de trabalho.

“Por isso, reforço aos nossos jovens: não percam a oportunidade de se inscreverem nessas vagas”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp