Com ovos de Páscoa mais caros, produção goiana é uma boa alternativa para o consumidor

Após Páscoa ovos de chocolate ficam até 57% mais baratos

A Páscoa deste ano terá ovo de chocolate com preços acima da inflação em Goiás. De acordo com a Associação Goiana de Supermercados (Agos), as marcas mais famosas aumentaram, em média, 15%. Os chocolates produzidos na indústria regional tiveram aumento de 11% e podem ser uma saída um pouco mais barata para o consumidor.

Em um supermercado de Goiânia, por exemplo, o ovo de Páscoa de uma marca goiana, com 100g, custa R$ 10,50. Já o produto mais barato de marcas famosas, no mesmo mercado, custa R$ 37,50, com 185g. Entre os ovos mais caros, um de 570 g de marca “vip” chega a custar R$ 89,50. Outro de 280g, de marca regional, custa R$ 21,95.

O aumento nos preços não está acima da média habitual de cada ano, segundo o presidente da Agos, Gilberto Soares. Em São Paulo, por exemplo, a elevação foi maior: cerca de 40%, de acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas).

“No caso dos ovos regionais, estão um pouco mais caros que a inflação. As marcas de grife ficaram mais caras porque o custo do transporte aumentou, então acaba impactando a distribuição dos produtos. Em todos os anos, percebemos aumento, que pode ser igual à inflação ou maior. Neste ano, foi um pouco maior”, explica o presidente da Agos.

O chocolate goiano vem conquistando mais espaço no gosto dos consumidores, conforme observa Gilberto Soares. “As marcas regionais têm aumentado muito as vendas porque as indústrias estão mais preparadas, se qualificando melhor”, pontua.

Menos chocolate

Levantamento da empresa de inteligência de mercado Horus, com base no monitoramento das notas fiscais, aponta que a média de gastos com ovo de páscoa está pouco acima dos R$ 40 neste ano. A entidade afirma que, com o poder de compra enfraquecido, por conta da inflação, o consumidor tende a buscar por ovos mais baratos ou menores.

Os próprios fabricantes vêm reduzindo a quantidade de chocolate dentro das embalagens chamativas. “Vem se mantendo a redução da gramatura para ovos e barras de chocolate ficarem mais acessíveis, mais em conta. Os mercados também têm reduzido os pedidos, evitando que sobrem muitos ovos para fazer o famoso saldão depois”, afirma o presidente da Agos.

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Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

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