Press "Enter" to skip to content

Pacientes que chegam de Manaus em Goiânia apresentam mutação do coronavírus

Última atualização 22/01/2021 | 11:55

Segundo informações cedidas ao Jornal Diário do Estado por médicos que atuam na linha de frente contra a Covid-19 em Goiânia, os pacientes que têm chegado na capital goianiense vindos de Manaus apresentam uma mutação do coronavírus.

Desde que teve início o colapso na saúde de Manaus, que criou um cenário de falta de oxigênio para os pacientes e morte de diversas pessoas que precisavam do recurso para sobreviver, Goiás já recebeu 32 pacientes do Amazonas. O governador Ronaldo Caiado reservou leitos no Hospital das Clínicas, em Goiânia, para receber os enfermos. Além disso, os pacientes também foram encaminhados para o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap).

Devido ao descobrimento da nova variante do coronavírus no estado do Amazonas, o estado já sofre restrições. O estado do Pará proibiu embarcações oriundas do Amazonas, por exemplo. Segundo nota divulgada pela Fiocruz no último dia 13, a nova variante brasileira é recente, provavelmente surgida entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

Ainda não se sabe se a nova variante tem alguma influência no cenário de colapso vivido em Manaus ou se ela é mais transmissível. De acordo com o governador do Amazonas, Wilson Lima, o hospital de campanha, que foi aberto quando o estado enfrentou o primeiro pico de internações entre abril e maio, entrou novamente em funcionamento para auxiliar o tratamento dos novos infectados.