Pacote ‘desTarifaço’: Fiesc oferece apoio gratuito a indústrias e trabalhadores afetados em SC

pacote-destarifaco3A-fiesc-oferece-apoio-gratuito-a-industrias-e-trabalhadores-afetados-em-sc

Tarifaço dos EUA: pacote oferece apoio gratuito a indústrias exportadoras e trabalhadores afetados em SC

‘DesTarifaço’ foi lançado pela Fiesc nesta quinta-feira (28).

O pacote “desTarifaço” foi lançado nesta quinta-feira (28) e oferece serviços gratuitos para indústrias e trabalhadores de Santa Catarina afetados pelas tarifas impostas aos produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos. A iniciativa é da Federação das Indústrias do estado (Fiesc).

Um estudo preliminar da federação aponta que o impacto é proporcionalmente maior em pequenas e médias cidades das regiões Norte, Oeste e da Serra catarinense. Em alguns casos, pequenas e médias indústrias têm mais de 90% do seu faturamento comprometido devido ao tarifaço, conforme declarou o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme.

O pacote “desTarifaço” reúne serviços gratuitos para apoiar indústrias e trabalhadores de Santa Catarina afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos. Os serviços são oferecidos pela Fiesc, Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (Senai), Serviço Social da Indústria (SESI) e Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL).

Para acessar os serviços disponíveis, os trabalhadores devem ser encaminhados pela empresa, não sendo possível procurar diretamente. Alguns dos serviços oferecidos incluem apoio na busca por crédito e benefícios governamentais, consultoria para abertura de novos mercados, adequação de produtos e linhas de produção, apoio com bolsistas especializados para reposicionamento e consultoria jurídica trabalhista e sindical.

Para os trabalhadores, entre os serviços oferecidos estão a capacitação de funcionários inativos, recapacitação de demitidos para áreas com falta de mão de obra e acompanhamento psicológico para recolocação profissional.

O “desTarifaço” vem como uma medida de apoio essencial para minimizar os impactos do cenário atual e oferecer suporte tanto para as indústrias quanto para os trabalhadores afetados em Santa Catarina. Ações como essas demonstram a importância da união e solidariedade em momentos desafiadores como os vivenciados atualmente. A iniciativa da Fiesc é fundamental para ajudar a aliviar parte das consequências do tarifaço imposto pelos Estados Unidos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp