A Polícia Civil do Piauí prendeu Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, sob suspeita de ser responsável pelo envenenamento que matou quatro pessoas da mesma família. A prisão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 8, em Parnaíba, no litoral do Piauí.
A tragédia ocorreu após a família ingerir um baião de dois, um prato tradicional da região, com alimentos infectados. As vítimas começaram a apresentar sintomas graves após a refeição, sendo uma delas Francisco, que ficou internado até receber alta.
No total, são quatro mortes por envenenamento: Manoel da Silva, de 18 anos (enteado de Francisco e irmão de Francisca), Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses (filho de Francisca), Lauane da Silva, de 3 anos (filha de Francisca), e Francisca Maria (enteada de Francisco e irmã de Manoel).
Um criança de 4 anos, filha de Francisca, está internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), enquanto outras quatro vítimas esperam receber alta.
Substância perigosa
A princípio, a polícia suspeitava que a família havia morrido após comer um peixe infectado que havia sido doado para a família. No entanto, exames descartaram a hipótese.
Uma perícia foi realizada pelo Instituto Médico Legal (IML) no alimento ingerido pelos familiares no dia das internações e foi confirmado a presença de terbufós, um veneno altamente tóxico, utilizado como inseticida.
A Polícia Civil está investigando o caso como suspeita de homicídio qualificado.