Há 24 anos, padre Cícero foi eleito Cearense do Século em votação popular; relembre
A campanha realizou eleições populares com dez personalidades como candidatos. Cearenses votaram por meio de urnas eletrônicas, ligações telefônicas e site.
Encontrar a personalidade que melhor representou o estado foi o objetivo da campanha para eleger o Cearense do Século. Com votação popular e mais de 1,6 milhão de participações, a escolha deu ao padre Cícero Romão o título de figura mais importante do Ceará no século XX. No aniversário de nascimento de padre Cícero, celebrado nesta segunda (24), o DE relembra como foi a votação.
Em março de 2001, os cearenses foram às urnas, espalhadas por lojas e shoppings de Fortaleza e circulando pelos locais de votação em cerca de 40 cidades do interior.
Era possível também votar por ligação telefônica e pelo site da campanha, promovida pela TV Verdes Mares e pela Rede Globo. O período foi de debates e conversas nas ruas sobre as personalidades importantes para a história do Ceará.
Com a escolha do padre Cícero no Ceará, a comemoração incluiu procissão pelas ruas de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, e uma homenagem póstuma na Assembleia Legislativa, em Fortaleza.
Também realizada em outros estados, a campanha buscou divulgar e homenagear os brasileiros que se destacaram no século.
Para montar uma lista de dez candidatos cearenses, a iniciativa reuniu listas de dez nomes elaboradas por 18 instituições. Dentre elas, estavam a Academia Cearense de Letras, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará.
Padre Cícero foi o vencedor, totalizando 657.304 votos. Houve também votos brancos e nulos, que somaram 0,17%.
Com votação que durou 20 dias, a campanha teve um total de 1.694.930 votos. Em 2001, o uso das urnas eletrônicas para as eleições no Brasil ainda era novidade. Assim, a campanha Cearense do Século chegou no ano seguinte ao uso mais amplo das urnas. Com apoio do Tribunal Regional Eleitoral, os votantes tiveram também mais uma oportunidade de utilizar a nova tecnologia.
Durante o período de campanha, a TV Verdes Mares elaborou reportagens especiais sobre todas as personalidades que concorriam ao título de Cearense do Século. Havia urnas itinerantes pelo interior. Outras dez cidades do interior tinham urnas fixas: Aracati, Assaré, Cascavel, Crateús, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Viçosa do Ceará.
A notícia da vitória do padre Cícero veio no dia 21 de março de 2001, três dias antes da celebração o aniversário de nascimento dele, que é no dia 24 de março. No dia 25 de março, veio outra celebração. Era a Carreata do Cearense do Século, na qual alguns participantes erguiam as capas dos jornais que traziam a foto de padre Cícero e os resultados da eleição popular.