Pai de jovem morta após carro ser arrastado por enxurrada responsabiliza prefeitura de Anápolis: “Não é por falta de verba”

Pai de jovem morta após carro ser arrastado por enxurrada responsabiliza prefeitura de Anápolis: "Não é por falta de verba"

A tragédia envolvendo os jovens Thiago Borges, Talita Azambuja e Haynner Azambuja, que morreram afogados depois que carro em que estavam ter sido arrastado pela água neste domingo, 23, em Anápolis, foi provocada pela falta de planejamento da prefeitura, conforme o pai de Talita, Rubens Eustáquio. 

Segundo ele, o problema de alagamentos envolvendo o ponto onde o carro foi arrastado é antigo, sendo que outros acidentes já ocorreram no local durante as chuvas. Eustáquio diz ainda que já foram feitas promessas por parte da gestão, que se dispôs a arrumar, mas que não passaram de palavras ‘de campanha’.

“Isso causou a morte da minha filha, da minha irmã e do meu finado genro. É um problema causado pela prefeitura, porque a gente paga os nossos impostos e eles não resolvem esse problema. Famílias estão perdendo suas vidas. Foram três mortes. É um erro grave por parte da prefeitura. Não é por falta de verba, eles recebem muito dinheiro de impostos”, contou.

Carro é arrastado por enxurrada em Anápolis

As três vítimas morreram afogadas após o carro em que estavam ser arrastado por uma correnteza e cair no córrego das Antas. O veículo também transportava o irmão de Talita, que conseguiu sair do veículo e se agarrar a alguns galhos. Rubens contou que o jovem foi encontrado por bombeiros pendurado em um destes ramos às margens do córrego. Ele foi atendido e encaminhado a um hospital, mas ganhou alta e se recupera em casa.

“Até quando esse problema vai persistir? Quantas pessoas vão ter que morrer para que esse problema seja resolvido? Espero que esse problema seja resolvido. Perde minha, é doloroso. Ela era muito trabalhadora, uma mãe de família. Agora como vai ficar meu neto, sem a mãe”, desabafou Rubens.

Resposta

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras de Anápolis informa que o volume de água da chuva do último domingo, muito acima do esperado, causou o transbordamento do córrego. Ainda de acordo com o comunicado, o município realizou várias intervenções em pontos críticos de alagamento nos últimos anos, como na Avenida Universitária, na Avenida Fernando Costa, na Avenida JK, na Avenida Pedro Ludovico e na Vila Formosa.

Agora, conforme a nota, a prefeitura tem como prioridade resolver os pontos de alagamento que incluem a região do córrego das Antas. Já foi autorizado o início dos estudos e contratação de projetos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos