Pai que levou filha ao Paraguai é preso em Minas Gerais: Caso de sequestro resolvido após ação conjunta de autoridades da fronteira.

pai-que-levou-filha-ao-paraguai-e-preso-em-minas-gerais3A-caso-de-sequestro-resolvido-apos-acao-conjunta-de-autoridades-da-fronteira

Pai que levou filha ao Paraguai sem autorização é preso em Minas Gerais; no início do mês ele foi detido, mas acabou liberado após depoimento

No último dia 7 de outubro, Diody Maicon Costa foi localizado com a criança no Paraguai. O homem chegou a prestar depoimento, mas foi liberado em seguida, por não ter mandado de prisão contra ele.

Foi preso em Minas Gerais, nessa quarta-feira (29), o maranhense que havia levado a própria filha da cidade de São José de Ribamar, na Grande São Luís, para o Paraguai sem autorização da mãe.

No último dia 7 de outubro, após a mãe da menina acionar as polícias Civil e Federal, Diody Maicon Costa foi localizado com a criança em Pedro Juan Caballero, cidade Paraguaia na fronteira com o Brasil. O homem chegou a ser deportado e apresentado na PF para prestar depoimento, mas foi liberado em seguida, porque contra ele não havia mandando de prisão. Já a criança ficou sob a tutela das autoridades, até ser entregue à mãe, Daniele Costa Ferreira, no último dia 10 de outubro.

No decorrer das investigações, a Polícia Civil do Maranhão representou pela prisão de Diody Maicon, por ter sequestrado a criança. A Justiça acolheu o pedido e expediu o mandado que foi cumprido na cidade Patos de Minas.

O homem foi localizado após uma ação conjunta entre o Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (CISP), a Polícia Civil do Maranhão e as forças de segurança de Minas Gerais.

RELEMBRE O CASO

Mãe registra desaparecimento da filha levada pelo pai em São Luís

No último dia 30 de setembro, Diody Maicon Costa sumiu com a própria filha, sem a autorização da mãe da criança. A mulher prestou queixa na delegacia, e o caso passou a ser a Polícia Civil do Maranhão.

Segundo a mãe da menina, o ex-companheiro foi até sua casa pela manhã, pediu o carro emprestado e disse que levaria a filha para consertar um notebook no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís. Durante o dia, Daniele Costa enviou várias mensagens ao pai da criança, perguntando sobre a situação da filha. Ele respondeu algumas vezes, mas não voltou com a menina para casa no fim do dia.

A mãe começou a suspeitar que o homem havia fugido com a criança ao perceber que a certidão de nascimento da filha havia sumido da residência. Ela conseguiu falar com Diody, que afirmou estar em outro continente com a menina.

Após o desaparecimento, Diody publicou um vídeo nas redes sociais mostrando a filha dormindo ao seu lado. No vídeo, ele afirmou que tinha direito de permanecer com a criança, que os dois estavam em um país regido por leis islâmicas e que não pretendia voltar ao Brasil.

>O casal está separado há algum tempo e, segundo a mãe, a relação era conturbada. O caso passou a ser acompanhado pela Delegacia Especial de São José de Ribamar, que ouviu familiares e realizou buscas pelo pai e pela criança. Pai localizado na fronteira do Brasil com Paraguai

Diody Maicon foi localizado em 7 de outubro, na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, após operação conjunta entre a Polícia Civil do Maranhão e a Polícia Federal. As investigações apontaram que, antes, ele estava na cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e depois cruzou a fronteira com o Paraguai em fuga. Diody foi encontrado por volta do meio-dia com apoio da Polícia Nacional Paraguaia e da aduana da Polícia Federal no país vizinho.

A criança foi localizada junto com o pai e ficou sob custódia das autoridades paraguaias. A menina e o pai foram deportados para o Brasil e entregues à Polícia Federal.

MÃE REENCONTRA FILHA

No dia 10 deste mês, Daniele Costa Ferreira foi para outro estado reencontrar a filha e compartilhou o momento nas redes sociais. A criança havia ficado sob custódia das autoridades paraguaias, até ser enviada de volta ao Brasil.

Ao DE, Daniele falou da alegria de ter a filha de volta.

“Agora consigo respirar aliviada com minha filha do meu lado. É muito difícil saber que ela estava no Paraguai sem a minha autorização. E, logo quando o Conselho Tutelar pegou ela, me avisou logo. Eu segui todos os protocolos e eu estou muito feliz, consegui vim aqui pra perto dela, estou com ela. E eu estou muito feliz. Minha família está muito aliviada… A sensação de ter ela nos meus braços novamente é única”, comemorou Daniele.

Daniele Costa afirmou, ainda, que pretendia pedir uma medida protetiva contra o ex-companheiro.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp